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Banca de DEFESA: ALISON DOUGLAS LIMA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALISON DOUGLAS LIMA DA SILVA
DATA : 28/04/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de reuniões do Centro de Educação
TÍTULO:

PRÁTICAS DE LETRAMENTOS, GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA  


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas de Letramentos. Gêneros Textuais. Ensino de Língua Portuguesa.


PÁGINAS: 135
RESUMO:

Este estudo teve o objetivo de analisar práticas de letramentos no âmbito do ensino de Língua Portuguesa com relação à abordagem dos gêneros textuais. A fundamentação teórica encontra-se ancorada nos “Novos” Estudos dos Letramentos (STREET, 1984; 2013; 2014) para investigação das práticas de letramento escolar (KLEIMAN, 1995, 2007, 2010; SOARES, 2003a, 2009, 2010), dentre outros. Os pressupostos dos estudos linguísticos numa perspectiva enunciativa discursiva (BAKHTIN, 1982, 2006) foram usados para analisar os gêneros textuais em contextos de ensino (MARCUSCHI, 2008, 2010), bem como para relacionar as concepções teóricas de linguagem  (GERALDI, 2011; TRAVAGLIA, 2009) ao ensino de Língua Portuguesa (KOCH, 2002; DORETTO; BELOTI, 2011; GOMES, 2010, 2014). Trata-se de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa realizada com dois professores de LP com atuação nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados, seguindo o viés etnográfico, utilizaram-se os seguintes instrumentos: observação participante, registros em notas de campo, análise documental, aplicação de questionário e entrevistas. Os eventos de letramentos registrados nas turmas dos professores de LP revelaram indícios de que as práticas de letramentos se relacionam ao modelo autônomo, logo, a abordagem dos gêneros textuais foca a análise dos aspectos composicionais e estruturais. Ainda que as práticas de leitura e escrita analisadas contemplem a análise de uma diversidade textual, verificou-se que na maior parte das vezes, os contextos sociais de usos das práticas de linguagens e dos múltiplos letramentos foram desconsiderados. Em relação ao ensino de LP identificou-se que a concepção de linguagem como instrumento de comunicação norteia as práticas de letramentos no contexto escolar, esta implica na forma como o professor conduz suas aulas, sobretudo, no que diz respeito às práticas de leitura e de escrita que, em geral, são direcionadas para a decodificação e identificação das informações básicas relativas às formas linguísticas e aos aspectos estruturais dos gêneros textuais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2346585 - YANA LISS SOARES GOMES
Interno(a) - 1349860 - MARIA AUXILIADORA DA SILVA CAVALCANTE
Externo(a) à Instituição - NÁDSON ARAÚJO DOS SANTOS - UFAC
Notícia cadastrada em: 28/03/2023 22:27
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