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Banca de DEFESA: QUITERIO DANILLO DA SILVA FEITOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : QUITERIO DANILLO DA SILVA FEITOSA
DATA : 27/04/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de reuniões do Centro de Educação
TÍTULO:

PRÁTICAS DE LETRAMENTOS E ENSINO DE LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR DA APRENDIZAGEM INICIAL DA LÍNGUA ESCRITA


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas de Letramentos. Ensino de Leitura. Aprendizagem Inicial da língua escrita.


PÁGINAS: 136
RESUMO:

Esta pesquisa buscou analisar as práticas de letramentos de uma professora alfabetizadora com foco no ensino de leitura em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, objetivou-se descrever eventos de letramentos com foco na abordagem do gêneros textuais e nas atividades de leitura e de escrita; identificar as concepções teóricas de língua/linguagem e de texto que norteiam o ensino de Língua Portuguesa (LP) e a prática da professora alfabetizadora; e compreender as possíveis implicações pedagógicas das concepções teóricas para as práticas de letramentos e para o ensino de leitura no contexto escolar da aprendizagem da língua escrita. O construto teórico que fundamenta este estudo encontra-se organizado a partir dos estudos que discorrem sobre alfabetização e práticas de letramento no contexto brasileiro (SOARES, 2004; 2006; 2007; KLEIMAN, 2005), em diálogo com alguns pressupostos dos “Novos” Estudos do Letramento (STREET, 1984, 2013, 2014) e com as concepções teóricas de linguagem correlacionadas ao ensino de LP (TRAVAGLIA, 1996; 2009; GOMES, 2010, 2014, 2017; DORETTO; BELOTI, 2011) e à abordagem dos gêneros textuais (MARCUSCHI, 2008). Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa (MINAYO, 2011; DAWSON, 2009), do tipo estudo de caso. Sob um viés etnográfico, utilizou-se da perspectiva sociocultural dos estudos dos letramentos para a escolha dos procedimentos de coleta de dados, tais quais: observação in loco, diário de campo, análise documental, questionários e entrevistas. Os resultados das análises dos eventos revelaram que, as atividades de estudo propostas a partir dos gêneros textuais escolhido pela professora, direcionavam as práticas de leitura conduzidas em sala de aula, que quase sempre, restregiam a análise para a identicação das informações vinculadadas ao texto, ainda que em vários momentos houvesse uma interação e ativação dos conhecimentos prévios dos alunos; enquanto que as práticas de escritas visavam, de forma predominante, a caracterização estrutural e composicional dos gêneros textuais e o reconhecimento do sistema alfabético e ortográfico. No que diz respeito às concepções teóricas analisadas, verificou-se, na prática da professora alfabetizadora, a predominância da concepção de linguagem como instrumento de comunicação, uma vez que a ênfase do estudo do texto era o código linguístico desvinculado dos contextos de usos. Fazendo uma correlação entre as concepções identificadas, observamos que a condução das práticas de letramentos no contexto escolar, mais especificamente durante o ensino da leitura, estava associada à perspectiva de letramento autônoma. Pensando nas várias implicações das concepções teóricas para o ensino de LP voltado para os anos iniciais do Ensino Fundamental, infere-se que, ao priorizar a faceta linguística, a professora elege a apropriação do sistema alfabético-ortográfico como único objeto de estudo e de trabalho da Língua Portuguesa, logo, essa prática alfabetizadora desconsidera as diferenças entre os estágios da aprendizagem da língua escrita, bem como ignora os diversos contextos sociais de usos e funções das práticas de letramentos. Desse modo, o ensino da leitura e da escrita não é norteado por uma perspectiva crítica, posto que não há uma articulação entre os processos de alfabetização e de letramento, ou seja, a integração das facetas (línguística, interativa e sociocultural).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2346585 - YANA LISS SOARES GOMES
Interno(a) - 2546184 - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO - UFPI
Notícia cadastrada em: 28/03/2023 22:27
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