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Banca de DEFESA: ALICE ESTEFANIE PEREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALICE ESTEFANIE PEREIRA DA SILVA
DATA : 14/04/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do Centro de Educação (CEDU)
TÍTULO:

FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) EM TEMPOS DE COVID-19


PALAVRAS-CHAVES:

Formação do Pedagogo; Educação Matemática; Saberes Matemáticos; Ensino Remoto Emergencial; Covid-19.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Com o advento da Pandemia de Covid-19, que afetou as diferentes esferas da vida humana em todo o mundo, a formação do Pedagogo para o ensino da Matemática foi impactada pelas mudanças e desafios decorrentes desse cenário. Esta dissertação tem como objetivo investigar quais saberes matemáticos os graduandos do curso de Pedagogia da UFAL construíram na disciplina de Saberes e Metodologias do Ensino de Matemática I, durante as aulas remotas em tempos de Covid-19. Especificamente, buscou-se discutir sobre as ações educativas realizadas nas aulas de disciplina Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática 1 no contexto da formação inicial do Pedagogo durante o Período Letivo Excepcional (PLE); analisar os saberes matemáticos emergidos situados nas vivências dos participantes durante o ERE; e evidenciar as contribuições do ERE e suas implicações como estratégia pedagógica para constituição dos saberes matemáticos na formação inicial do Pedagogo. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa fundamentada nos estudos de Bogdan e Biklen (1994) e Creswell (2007), com abordagem metodológica estudo de caso. Para a coleta de dados utilizamos a observação das aulas remotas em período emergencial, entrevista semiestruturada realizada pela plataforma de web conferência Google Meet, análise dos diários de bordo dos alunos que se configuram como cadernos de registros das aulas e de suas aprendizagens, plano de aula e de curso da disciplina. Participaram da pesquisa cinco discentes regularmente matriculados na disciplina referente à Matemática I, no curso de Pedagogia da UFAL.  A análise de dados ancorou-se em alguns pressupostos da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016) e nos procedimentos utilizados por Santos (2009).  Dessa maneira, mesmo com os desafios que surgiram na pandemia, os discentes durante o ERE construíram saberes matemáticos relacionados aos conteúdos, conceitos e propriedades da Matemática, bem como saberes pedagógicos desses conteúdos, a partir das metodologias que foram trabalhadas durante a disciplina. Os discentes puderam ampliar seus repertórios matemáticos e refletir acerca das possibilidades para o ensino da disciplina nos anos iniciais.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1696115 - MERCEDES BETTA QUINTANO DE CARVALHO PEREIRA DOS SANTOS
Interno(a) - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Externo(a) à Instituição - LUCILA MARIA PESCE DE OLIVEIRA - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 28/03/2023 22:30
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