O ENSINO DE FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: uma análise das disciplinas dos cursos de Pedagogia das universidades públicas alagoanas
Componente curricular. Filosofia. Pedagogia.
Pesquisas mais recentes apontam que o pedagogo atua em diversas áreas e modalidades profissionais, como a pedagogia hospitalar e empresarial, além da gestão e da docência educacional. Dessa maneira, o currículo do Curso de Pedagogia ganha um caráter mais técnico ao buscar atender a essas novas especificidades, o que, algumas vezes, diminui o valor dado à filosofia e provoca uma fragmentação de componentes curriculares, dificultando a real qualidade na formação do pedagogo e impossibilitando-o de analisar as discussões educacionais e a problematização política das práticas educativas. Nesse sentido, este estudo teve, como objetivo principal, analisar o ensino de filosofia enquanto componente curricular nos cursos de Pedagogia das universidades públicas de Alagoas, dando ênfase aos conteúdos, à carga-horária, às referências bibliográficas, ao perfil docente e à concepção discente, a partir da reorganização curricular brasileira, a fim de entender o papel dado à filosofia no Curso de Pedagogia. A pesquisa foi descritiva e explicativa e teve, como método de abordagem, o dedutivo. Na primeira etapa do estudo, foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases Scopus (da Elsevier), Scielo, Springer Link, ACM Digital Library e Catálogos de Dissertações e Teses da Capes. Na segunda etapa, discutiu-se os seguintes aspectos da filosofia na formação do docente e do pedagogo: a sua importância, a sua institucionalização, a organização curricular, além de ter sido feita uma análise das legislações nacionais. A terceira etapa constituiu-se no perfil do ensino de filosofia nos cursos de Pedagogia das universidades públicas alagoanas, traçando um levantamento das disciplinas de filosofia ofertadas. Já a quarta etapa analisou a filosofia enquanto componente curricular, mediante características do corpo docente e discente, por meio de aplicações de questionários. Observou-se que a reorganização curricular no Brasil vem interferindo na condição dada à filosofia como disciplina nos cursos de Pedagogia, visto a redução de carga-horária e a fusão de componentes curriculares, provocando a consequente perda de conteúdos e de aprofundamento reflexivo, o que prejudica a qualidade da formação do pedagogo.