PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCUS VINICIUS DA SILVA

DISCENTE : MARCUS VINICIUS DA SILVA
DATA : 22/06/2023
LOCAL: cedu

Tecnologia assistiva nas aulas de Educação Física escolar para estudantes com Transtorno do Espectro Autista

TEA. TA. EF Adaptada. Inclusão.

A experiência de escutar os professores nos leva a perceber repetições de discursos que dizem algo de uma formação do professor, o qual faz parte  esses sujeitos.  Esse estudo objetiva  investigar as atividades físicas adaptadas com ou sem uso de tecnologias assitiva (TA) presente nas estratégias de ensino  de professores de EF,  com uso das TDIC a estudantes diagnosticados com transtorno do espectro autista (TEA). O estudo está fundamentado na pesquisa qualitativa com abordagem da pesquisa-ação. Os sujeitos da pesquisa são professores EF do Ensino Fundamental, que temos como instrumentos: a observação, o planejamento do professor e a entrevista de grupo focal. Assim, para realização deste estudo foram selecionadas 3 escolas da rede municipal de Maceió. Para o estudo da análise dos dados, optou-se pela análise do conteúdo  Os resultados desse estudo visa contribuir para ampliar o conhecimento dessas metodologias de práticas com tecnologias, visando a efetiva inclusão, não só dos estudantes com TEA, mas de qualquer criança que necessite de estratégias metodológicas específicas fundamentadas e adequadas às suas realidades para facilitar a aprendizagem.

Presidente - 4357783 - MARIA APARECIDA PEREIRA VIANA
Interno(a) - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Notícia cadastrada em: 03/05/2023 15:19
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 28/04/2024 18:28