Tecnologia assistiva nas aulas de Educação Física escolar para estudantes com Transtorno do Espectro Autista
TEA. TA. EF Adaptada. Inclusão.
A experiência de escutar os professores nos leva a perceber repetições de discursos que dizem algo de uma formação do professor, o qual faz parte esses sujeitos. Esse estudo objetiva investigar as atividades físicas adaptadas com ou sem uso de tecnologias assitiva (TA) presente nas estratégias de ensino de professores de EF, com uso das TDIC a estudantes diagnosticados com transtorno do espectro autista (TEA). O estudo está fundamentado na pesquisa qualitativa com abordagem da pesquisa-ação. Os sujeitos da pesquisa são professores EF do Ensino Fundamental, que temos como instrumentos: a observação, o planejamento do professor e a entrevista de grupo focal. Assim, para realização deste estudo foram selecionadas 3 escolas da rede municipal de Maceió. Para o estudo da análise dos dados, optou-se pela análise do conteúdo Os resultados desse estudo visa contribuir para ampliar o conhecimento dessas metodologias de práticas com tecnologias, visando a efetiva inclusão, não só dos estudantes com TEA, mas de qualquer criança que necessite de estratégias metodológicas específicas fundamentadas e adequadas às suas realidades para facilitar a aprendizagem.