PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: ELIAN SANDRA ALVES DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIAN SANDRA ALVES DE ARAÚJO
DATA : 31/05/2023
LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO

A EPISTEMOLOGIA FREIREANA E A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Alfabetização científica e tecnológica. Cienciometria. Educação em ciências. Matriz epistemológica. Pedagogia libertadora.

Na contemporaneidade, um dos desafios para a Educação é a promoção de uma formação holística dos educandos, proporcionando-lhes uma formação cidadã no sentido amplo do termo. Assim, entende-se que o campo da Educação em Ciências torna-se um espaço de promoção formativa crítico-reflexiva para sujeitos que chegam às nossas escolas. A aproximação da Educação em Ciências com o referencial freireano tem sido indicada como possibilidade de superação do ensino tradicionalista, conteudista e enciclopédico que marcam a educação escolar. Essa indicação surge mediante as características do ensino não bancário – centrado na dialogicidade, problematização, contextualização e interdisciplinaridade – e libertador proposto por Paulo Freire. É pensando no panorama de aproximação destes referenciais que se realiza esta pesquisa, com o seguinte objetivo geral: identificar e analisar a aproximação entre os pressupostos freireanos com o campo da Educação em Ciências nas produções acadêmicas divulgadas na área, localizando as possibilidades e limitações apresentadas pelas pesquisas para o desenvolvimento do processo de Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) na Educação Básica. Este estudo se insere na abordagem de pesquisa de métodos mistos, amparada nos pressupostos da Revisão Sistemática da Literatura (RSL). A análise dos dados e a sua interpretação realizaram-se em dois níveis: a análise cienciométrica e a análise documental por meio da análise do conteúdo. Os dados cienciométricos permitem pensar que, atualmente, há uma rede de pesquisadores consolidados na área que trabalham com essa aproximação de referenciais. Essa rede tem grande influência de pesquisadores da área da Física para a manutenção e divulgação de estudos nesta perspectiva. A necessidade de ampliação das redes sociais de pesquisa no campo também foi reconhecida, as quais poderão garantir maior difusão dos saberes até então construídos e consolidados pelo coletivo de pesquisadores que já são referência para tais discussões. A análise dos textos que relatavam práticas educativas na educação básica desenvolvidas com a aproximação da Educação em Ciências com o referencial freireano sinaliza possibilidades de avanço para o processo de ACT desde os anos iniciais do ensino fundamental; no entanto, o desenvolvimento dessas práticas esbarra na estrutura escolar, que ainda é disciplinar e marcada pela cultura do silêncio na sala de aula. Ao aproximarmos a epistemologia de Paulo Freire das discussões sobre a ACT, foi possível identificar, por meio das análises realizadas, que o Nível III da ACT é a proposição epistemológica que se encontra mais próxima da educação libertadora. Assim, observando e considerando os avanços expressos pelas pesquisas que destacam as práticas educativas na Educação Básica analisadas, é possível afirmar a tese de que a maioria dessas práticas educativas se mantém distantes de Freire e do processo de ACT nos sentidos sociais mais amplos que podem emergir a partir da educação escolar.

Presidente - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Interno(a) - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Interno(a) - 1696115 - MERCEDES BETTA QUINTANO DE CARVALHO PEREIRA DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - JADILSON RAMOS DE ALMEIDA - UFRPE