PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA REGO TENORIO DE ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA REGO TENORIO DE ALBUQUERQUE
DATA : 01/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/ona-bwjj-guc
TÍTULO:

A INCLUSÃO DA CRIANÇA SURDA NO ENSINO FUNDAMENTAL À LUZ DA TEORIA ECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO


PALAVRAS-CHAVES:

Surdez. Inclusão. Educação Inclusiva. Libras.


PÁGINAS: 118
RESUMO:

A educação bilíngue, direito garantido à pessoa com surdez a partir da lei nº 14.191/2021 se apresenta como importante contribuição para a educação e inclusão de pessoas surdas, pois considera a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua (L1) e língua de instrução para este público, a língua portuguesa, como segunda (L2). Apesar do avanço legal ser de extrema significância e, um marco histórico na educação de pessoas com surdez, muitos são os desafios encontrados na prática educacional para incluir e promover o
desenvolvimento destes estudantes. Um dos principais desafios no que se refere à chegada da criança surda ao Ensino Fundamental é o fato do estudante muitas vezes nunca ter tido o contato com a Libras, impossibilitando sua aquisição ainda na primeira infância, devido ao fato de ter nascido em uma família ouvinte que desconhece a língua de sinais. O presente estudo teve como objetivo compreender de que forma se dá a inclusão da criança surda no primeiro ano do Ensino Fundamental a partir da perspectiva sistêmica da ecologia do desenvolvimento humano. Tendo como aporte teórico a teoria desenvolvida por Bronfenbrenner (1996), foi analisada a influência e a inter-relação dos diferentes sistemas (micro-, meso-, exo- e macro-) na inclusão e desenvolvimento do estudante surdo. A abordagem metodológica definida foi estudo de caso e teve como instrumentos metodológicos a análise do Projeto Político Pedagógico, observações de aula e registro em diário de campo, sessão de grupo focal e entrevista semiestruturada com a professora do primeiro ano do ensino fundamental. Os dados coletados foram analisados utilizando a análise documental e análise de conteúdo de Bardin (2006). A análise de conteúdo classificou os dados em categorias como: o
protagonismo da criança, as visões sobre surdez, as práticas pedagógicas e os papéis e relações. A partir da análise dos dados coletados foi possível constatar que os diferentes sistemas têm um grande impacto no desenvolvimento da criança surda e, consequentemente, na inclusão escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 4338324 - ELISANGELA LEAL DE OLIVEIRA MERCADO
Interno(a) - 1546052 - LENIRA HADDAD
Interno(a) - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Externo(a) à Instituição - DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS - UNESP
Externo(a) à Instituição - KÁTIA DE ABREU FONSECA - UNESP
Notícia cadastrada em: 05/05/2023 22:43
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