PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICA BIANCO DE SOUZA QUEIROZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERICA BIANCO DE SOUZA QUEIROZ
DATA : 29/06/2023
LOCAL: Remota

UNIVERSIDADE E GÊNERO: UM ESTUDO COMPARATIVO DE CURRÍCULOS DA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO MARANHÃO E DE ALAGOAS.

Gênero. Currículo. Educação.

O presente trabalho tem por escopo a análise, a partir de uma perspectiva focada nas matrizes curriculares, de 2 instituições públicas de ensino superior do nordeste brasileiro, a saber: a Universidade Federal do Maranhão e a  Universidade Federal de Alagoas, tendo tal  proposta de pesquisa como foco a realização de uma investigação comparativa em torno da questão de gênero nos currículos das universidades federais  supra referidas, por meio de um recorte metodológico que compreende a análise de documentos institucionais e referencial bibliográfico sobre a temática, tais como artigos e monografias da última década,  almejando-se responder as seguintes questões específicas, que representam inquietações/problemáticas deste trabalho, a saber:  Quais são os cursos que possuem a temática de gênero em sua ementa e em seu Projeto Político Pedagógico? Qual percentual da carga horária daquele curso é destinada para abordar gênero? Qual disciplina tem maior recorrência acerca da temática sugerida? As disciplinas que fazem a abordagem em comento se apresentam de natureza eletivas ou obrigatórias? Quais atividades, para além do ensino, estão sendo debruçados nas universidades acerca da temática.? Logo, o intuito é observar, ainda que de forma indireta, a mulher como centralidade na construção do currículo. O recorte da Universidade Federal de Maranhão (UFMA) foi devido a ser esta a universidade do nordeste brasileiro com maior quantidade de licenciaturas existentes, e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) por representar a continuidade de uma pesquisa realizada pela pesquisadora, em sua monografia. Em uma outra perspectiva e finalidade, o referente estudo também busca observar e conhecer como as políticas de recorte de gênero incentivaram as universidades na proliferação de trabalhos acadêmicos e na inserção da temática nos programas de pesquisa, na expansão da extensão universitária, na inclusão de políticas secundárias e na assistência estudantil para as mulheres estudantes ingressantes.Assim, com problemas de pesquisas lançados e objetivo definido, tornou-se indispensável estabelecer o percurso metodológico que nortearia as ações investigativas, já que se sabe que toda pesquisa necessita de uma definição quanto ao critério para a interpretação dos seus achados, sendo uma das fases mais decisivas para o pesquisador a escolha adequada das técnicas de análise dos dados. Independentemente de se optar por uma pesquisa que seguirá o método qualitativo, quantitativo ou mesmo quali-quantitativo, tem o pesquisador que se encontrar apto a saber avaliar os resultados oriundos da sua escolha. Assumindo o presente estudo a natureza qualitativa, lançou-se mão da Análise de Conteúdo como método que objetiva a inferência de conhecimentos pertinentes às condições de produção e recepção das mensagens enunciadas. Para cumprir os objetivos propostas para esta investigação acerca da temática de gênero, iremos recorrer como recurso teórico, entre outros autores, aos estudos realizados por Joan Wallach Scott (1995), Guacira Lopes Louro (1997), Eva Alterman-Blay (2002), Naomi Rebekah Wolf (1992), que abordam, dentre outros aspectos, o gênero como próprio à construção social, direcionamento esse que dará sustentação aos percursos analíticos aqui sugeridos.

Presidente - 1030327 - LANA LISIÊR DE LIMA PALMEIRA
Interno(a) - 1321168 - INALDA MARIA DOS SANTOS
Externo(a) ao Programa - 2459827 - ELAINE CRISTINA PIMENTEL COSTA
Notícia cadastrada em: 09/05/2023 19:17