O BÔNUS DE DESEMPENHO EDUCACONAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO: A REALIDADE PRESENTE NA CIDADE DE GARANHUNS
Política Educacional. Bônus Educacional. Política de Responsabilização. Trabalho Docente.
O presente tem como objeto de estudo a política de bonificação educacional do estado de Pernambuco, conhecida como Bônus de Desempenho Educacional (BDE) e suas implicações no trabalho docente. O objetivo geral da pesquisa é avaliar os efeitos do Bônus de Desempenho Educacional na prática de professores da rede estadual de ensino da cidade de Garanhuns e os resultados dela no desempenho dos estudantes. Os objetivos específicos são: (1) investigar as condições de trabalho docente e a sua relação com o bônus entre as escolas estaduais da rede pública de ensino da cidade de Garanhuns; (2) verificar o atual contexto do Bônus de Desempenho Educacional na cidade de Garanhuns, analisando leis, decretos e metas; (3) analisar a concepção de professores sobre a qualidade da educação mediante a influência do Bônus de Desempenho Educacional. A abordagem teórica-metodológica adotada para realização deste estudo foi a qualitativa e foi utilizado como técnica de pesquisa o estudo de caso múltiplos. Para o campo da pesquisa, foram escolhidas duas escolas da rede pública estadual de ensino, sendo a primeira, uma escola que tenha apresentado bons resultados no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) nos últimos 5 (cinco) anos. A segunda instituição será uma que apresente o resultado oposto ao da primeira escola nos dois sistemas de avaliação. Os participantes da pesquisa serão os professores e professoras que trabalham nas instituições mencionadas.