PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA LAYS ALENCAR BRANDAO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNA LAYS ALENCAR BRANDAO
DATA : 30/05/2023
LOCAL: CEDU

Aprendizagem da pontuação: Observações sobre alguns estudos brasileiros

Pontuação; Metodologias; Ensino.

O presente estudo tem por objetivo investigar o uso e a compreensão das marcas de pontuação por crianças em diferentes níveis de instrução em contexto escolar nos últimos20 anos. É relevante conhecer o que professores e pesquisadores brasileiros pesquisam e dizem sobre a pontuação em seus aspectos históricos até a atualidade. A pesquisa tem como referencial teórico autores como Vieira (2021) onde a autora explora a pontuação como um ato pouco visível para as crianças ao produzirem seus próprios textos, e que, sua atenção maior está em apenas revisar o que foi escrito. Em Rocha (1997) destaca o surgimento tardio dos sinais de pontuação e as incertezas em sua evolução histórica, incertezas pelas quais também surgem ao produzir os textos e conceber a função que a pontuação exerce nas produções. Leal e Guimarães (1999) tentam compreender os principais desafios que os professores das séries iniciais possuem ao ensino da pontuação, pois as autoras esclarecem que os professores não dominam as regras normativas da pontuação e a prática das atividades são construídas em sentenças isoladas. Autores como Mendonça (2001), Carvalho Rocha (2001), Leal e Guimarâes (1999), Brandão e Silva (1999), mostram que as práticas do ensino da pontuação não condizemao real sentido da compreensão da sua funcionalidade e dos usos pelas crianças, devido tomarem como base a memorização de atividades com regras repetitivas e fragmentadas. Para Brandão e Silva (1999), Ferreiro (1996) e Carvalho Rosa ( 2001), o ensino da pontuação está atrelado à ocorrência de frases isoladas e segmentadas. Com isso, esta investigação preocupa-se em levantar os problemas enfrentados em sala de aula com o ensino da pontuação, e que, as problemáticas no domínio destas marcas sejam vistos pelo viés da reflexão e esclarecimento de que a pontuação ainda é um conteúdo pouco explorado e que deve ser ensinado em caminhos que levem o aluno para a reflexão da sua aplicabilidade de forma contextualizada e reflexiva.

Presidente - 2145404 - EDUARDO CALIL DE OLIVEIRA
Interno(a) - 2346585 - YANA LISS SOARES GOMES
Externo(a) ao Programa - 3284162 - ADNA DE ALMEIDA LOPES
Notícia cadastrada em: 15/05/2023 15:19