PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: CLÉIA DA SILVA LIMA

DISCENTE : CLÉIA DA SILVA LIMA
DATA : 27/06/2023
LOCAL: presencial - Auditório CEDU

CURRÍCULOS DO/NO ENSINO REMOTO VIVENCIADOS EM ESCOLAS DE FLEXEIRAS: em focoo o contexto da pandemia da Covid-19

Ensino remoto, Pandemia da Covid, práticas pedagógicas, Currículos

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação, está vinculada a linha de pesquisa Educação Diversidade e Currículo, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE\CEDU), da Universidade Federal de Alagoas, tendo como temática: Currículos do/no ensino remoto vivenciados em escolas de FLEXEIRAS: em foco o contexto da pandemia da Covid-19. Busca-se neste trabalho descrever os currículos escolares vivenciados no Ensino Fundamental Anos Iniciais, em três escolas municipais, localizadas no município de Flexeiras, região da zona da mata alagoana. Como objetivo geral buscou-se: compreender a construção dos Currículos vivenciados no momento pandêmico, em três escolas públicas alagoanas, no município de Fleixeiras, no período de 2020/2021.  Como objetivos específicos trazemos:  a) Situar a educação em tempos pandêmicos- suspensão das aulas nos âmbitos internacional, brasileiro e local; b) Investigar quais documentos fundamentaram a implementação dos currículos do ensino remoto, na escolas investigadas; c) Evidenciar o percurso trilhado do/nos currículos escolares, no município de Flexeiras, com o olhar focado nas atividades realidades e nas ações curriculares pedagógicas, vivenciadas nas escolas investigadas; d) Investigar os enfrentamentos vivenciados por professores na efetivação do currículo no ensino remoto, no município investigado. Para o alcance desses objetivos trazemos a seguinte problematização: De que modo foram vivenciados os currículos do/no Ensino Fundamental Anos Iniciais, no contexto da pandemia da Covid-19  (2020/2021)? Como procedimento metodológico, optamos por uma pesquisa qualitativa com ênfase em estudos de casos múltiplos (STAKE,2007), na primeira etapa para a coleta de dados utilizamos o formulário online, a partir dele, levantamos evidências para subsidiar a entrevista semiestruturada e sessão conversa com as professoras, que revelou vivências, nos permitindo fazer interpretações das realidades escolares existentes no período pesquisado. Para as análises documentais, tem-se como subsídios, fotos e vídeos das aulas nos grupos de WhatsApp das turma, fotos de materiais impressos que foram utilizados, documentos legais, Resoluções, Pareceres, diários de classe, PPP, planos de aulas das professoras, trabalhos pedagógicos, realizados pelas três escolas durante o ensino remoto. Ao pesquisar a realidade das escolas, constatou-se grandes enfrentamentos pedagógicos quais sejam: a indisponibilidade de celulares individuais de professores e estudantes, com capacidade que permitisse produção de atividades e o acesso as aulas, mesmo por Whatzapp; internet sem qualidade e pacote de dados insuficiente, falta de espaço adequado para ministrar aulas em casa, ausência de formação, entre outros. Dentro desse contexto, compreendeu-se que  o ensino remoto, em pauta, reafirmou as desigualdades dos sujeitos estudantes e professoras, destacando-os as vulnerabilidades, sobretudo pelos aspectos socioeconômicos.

Presidente - 2217140 - VALÉRIA CAMPOS CAVALCANTE
Interno(a) - 3246943 - MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ FREITAS
Externo(a) à Instituição - REGINA MARIA DE OLIVEIRA BRASILEIRO - IFAL
Notícia cadastrada em: 15/05/2023 22:42