A PEDAGOGIA HOSPITALAR PARA ALÉM DA TEORIA: O DISTANCIAMENTO ENTRE A LEGISLAÇÃO E A EFETIVAÇÃO DAS CLASSES HOSPITALARES NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ-AL.
Classes Hospitalares. Maceió. Inexistência.
A presente pesquisa objetiva apresentar uma narrativa histórico educacional em torno da pedagogia hospitalar, mostrando sua relevância e seu percurso ao longo do tempo, elencando quais os fatores contribuíram para sua criação, bem como o alargamento do seu espaço no mundo e no Brasil. Assim, enfatiza-se a necessidade da implementação de classes hospitalares no município de Maceió, como meio de se garantir o direito à educação a todas as crianças que se encontram em condição de adoecimento e, consequentemente, impossibilitadas de frequentar a rede regular de ensino, problematizando-se as razões pelas quais as legislações que abarcam a matéria não vem tendo efetividade no município de Maceió-Al. Como opção teórico metodológica, tem-se que se trata de um estudo qualitativo, com ênfase na revisão bibliográfica e documental, realizando-se, ainda, estudo de caso, com recorte específico para a realidade do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes.