PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: NAYANNE LIMA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NAYANNE LIMA ALVES
DATA : 26/06/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Remota
TÍTULO:

CURRÍCULOS AFROCENTRADOS EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA DE PENEDO/ALAGOAS: Reafirmando Identidades


PALAVRAS-CHAVES:

Currículos escolares, Ancestralidades, Escola Quilombola


PÁGINAS: 70
RESUMO:

A presente dissertação está sendo  desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação e está vinculada a linha de pesquisa Educação Diversidade e Currículo, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE\CEDU), da Universidade Federal de Alagoas, tendo como temática: Currículos afrocentrados em uma escola quilombola de Penedo/Alagoas: Reafirmando Identidades. Este trabalho busca descrever os currículos escolares vivenciados em uma escola quilombola, localizada no município de Penedo/AL, comunidade Tabuleiro dos Negros. Como objetivo geral busca-se: pesquisar como a escola quilombola situada na comunidade do Tabuleiro dos Negros está potencializando as identidades negras e ancestralidades nos currículos escolares. Como objetivos específicos desenhou-se: a) Identificar sentidos e princípios atribuídos ao currículo na escola quilombola, como reconhecimento e produção de conhecimentos emancipatórios; b) Analisar os currículos das professoras que atuam na escola quilombola, observando se contribuem para o fortalecimento da identidade étnico racial dos/as estudantes/as; c) Avaliar qual a concepção de identidade a escola e seus educadores/as possuem; d) Observar se os materiais didáticos e produções construídas na  escola valorizam as ancestralidades da comunidade. Como problematizações buscou-se: como as professoras da escola  têm dialogado com a história e a cultura da comunidade Tabuleiro dos Negros em sala de aula? Os materiais didáticos e produções construídas em salas de aulas, utilizados pelas professoras exploram a temática quilombola? Os currículos construídos está valorizando as ancestralidades da comunidade? Para tanto, seguimos o caminho metodológico da Pesquisa Qualitativa, com ênfase no Estudo de Caso (LAKATOS,2010); YIN, 2016). Nos pautamos nos seguintes instrumentos de coleta de dados:  Entrevistas semiestruturadas, grupos focais, observações das aulas.  Para análise documental  buscamos: materiais didáticos, Projeto Político Pedagógico, fotografias, Diários de Classe, Planos de Aulas, trabalhos e projetos pedagógicos, atividades pedagógicas. Considerando que essa pesquisa ainda encontra-se em fase de execução, não trazemos nesta qualificação resultados finais.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2217140 - VALÉRIA CAMPOS CAVALCANTE
Interno(a) - 3246943 - MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ FREITAS
Externo(a) ao Programa - 1506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Externo(a) à Instituição - PAULO MANUEL TEIXEIRA MARINHO - UNIPORTO
Notícia cadastrada em: 24/05/2023 18:37
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 28/04/2024 17:37