DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO NO CURRÍCULO DE ESCOLAS DO AGRESTE ALAGOANO
Discussões de gênero, escolas públicas, Ensino Médio
Este trabalho busca descrever de que maneira estão sendo contempladas e refletidas as questões de gênero nos currículos escolares do Ensino Médio, em duas escolas do agreste alagoano, mais precisamente no município de Arapiraca. Entendendo que as discussões sobre gênero na educação brasileira vêm sendo realizada desde o século passado, sofrendo resistências por parte da sociedade, mas da mesma forma sendo pauta de projetos e possibilidades dentro das escolas. Como objetivo geral busca-se: pesquisar como estão contempladas as discussões de gênero nos currículos das escolas investigadas. Os objetivos específicos do trabalho são: a) investigar os currículos das escolas com foco nas reflexões sobre gênero; b) compreender quais as concepções dos professores investigados sobre as discussões de gênero nas salas de aula, c) averiguar as concepções dos estudantes sobre o tema gênero e a necessidade dessas discussões em sala de aula; d)Analisar documentos e propostas curriculares oficiais, observando a presença ou invisibilidade das discussões sobre gênero. Como problematizações trazemos: De que maneira as escolas públicas do agreste alagoano estão contemplando as discussões de gênero nos currículos do Ensino Médio. Metodologicamente utilizou-se o percurso da pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso múltiplos (STAKE, 2007), (YIN, 2001), como instrumentos de coleta de dados, inicialmente realizamos entrevistas com professores e posteriormente estudantes jovens, que fazem parte das escolas lócus de investigação, observamos a prática e finalmente recorremos a análises de documentos norteadores dos currículos escolares, realizamos ainda a pesquisa bibliográfica de textos, artigos e livros sobre o tema proposto. Considerando que essa pesquisa ainda encontra-se em fase de execução, não trazemos nesta qualificação resultados finais.