PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISANE BARBOSA DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELISANE BARBOSA DE ARAUJO
DATA : 27/06/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Sala virtual do google meet
TÍTULO:

Formação Docente e Residência Pedagógica: diálogos e percepções sobre práticas de alfabetização e os usos das tecnologias digitais durante a Pandemia da Covid-19


PALAVRAS-CHAVES:

Residência Pedagógica. Alfabetização. Usos das Tecnologias Digitais. Formação de professores.



PÁGINAS: 85
RESUMO:

Este estudo tem o propósito de analisar as percepções dos preceptores e residentes do subprojeto Pedagogia/Alfabetização vinculado ao Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), edição 2020-2022, em relação às práticas de alfabetização e aos usos das tecnologias digitais durante a pandemia da Covid-19. A fundamentação teórica desta pesquisa encontra-se alicerçada nos estudos de  Soares (1985, 2001, 2003, 2004a, 2004b), Marinho (2010), Souza, Meniconi e Gomes (2022), Colello (2021), Gatti e Barreto (2009), Coscarelli (2016) e Ribeiro (2021), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa (YIN, 2016), que se insere na área da Educação na interface com a Linguística Aplicada, para qual se utiliza dos seguintes instrumentos de coleta de dados: questionários, análise documental e entrevistas. Os resultados parciais evidenciam que as singularidades do ensino remoto impactaram as práticas alfabetizadoras desenvolvidas no âmbito da Residência Pedagógica (RP) e sugerem que estas também influenciaram diretamente as atividades de estágio desenvolvidas nas escolas da rede municipal de ensino de Maceió e podem ter impactos nas reconfigurações das concepções teóricas dos participantes  acerca da alfabetização e da aprendizagem inicial da língua escrita. Ao final do estudo, espera-se que os resultados da pesquisa possam contribuir com o debate acerca das políticas públicas de formação de professores e de Alfabetização vigentes no país, especialmente considerando a realidade das escolas públicas que, muitas vezes, não possuem acesso aos artefatos tecnológicos digitais ou carecem de formações direcionadas aos profissionais de educação com vistas à ampliação do letramento digital.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2346585 - YANA LISS SOARES GOMES
Interno(a) - 2546184 - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS
Externo(a) ao Programa - 1756862 - FLAVIA COLEN MENICONI
Notícia cadastrada em: 30/05/2023 10:49
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