Formação Docente e Residência Pedagógica: diálogos e percepções sobre práticas de alfabetização e os usos das tecnologias digitais durante a Pandemia da Covid-19
Residência Pedagógica. Alfabetização. Usos das Tecnologias Digitais. Formação de professores.
Este estudo tem o propósito de analisar as percepções dos preceptores e residentes do subprojeto Pedagogia/Alfabetização vinculado ao Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), edição 2020-2022, em relação às práticas de alfabetização e aos usos das tecnologias digitais durante a pandemia da Covid-19. A fundamentação teórica desta pesquisa encontra-se alicerçada nos estudos de Soares (1985, 2001, 2003, 2004a, 2004b), Marinho (2010), Souza, Meniconi e Gomes (2022), Colello (2021), Gatti e Barreto (2009), Coscarelli (2016) e Ribeiro (2021), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa (YIN, 2016), que se insere na área da Educação na interface com a Linguística Aplicada, para qual se utiliza dos seguintes instrumentos de coleta de dados: questionários, análise documental e entrevistas. Os resultados parciais evidenciam que as singularidades do ensino remoto impactaram as práticas alfabetizadoras desenvolvidas no âmbito da Residência Pedagógica (RP) e sugerem que estas também influenciaram diretamente as atividades de estágio desenvolvidas nas escolas da rede municipal de ensino de Maceió e podem ter impactos nas reconfigurações das concepções teóricas dos participantes acerca da alfabetização e da aprendizagem inicial da língua escrita. Ao final do estudo, espera-se que os resultados da pesquisa possam contribuir com o debate acerca das políticas públicas de formação de professores e de Alfabetização vigentes no país, especialmente considerando a realidade das escolas públicas que, muitas vezes, não possuem acesso aos artefatos tecnológicos digitais ou carecem de formações direcionadas aos profissionais de educação com vistas à ampliação do letramento digital.