PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA FERREIRA DA SILVA OLIVEIRA

DISCENTE : ALESSANDRA FERREIRA DA SILVA OLIVEIRA
DATA : 26/06/2023
LOCAL: cedu

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DIGITAL: uma análise no curso de Pedagogia na modalidade presencial da Universidade Federal de Alagoas.

Competência Digital, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Formação Inicial de Professores, Ensino Remoto Emergencial.

O processo de globalização em que vivemos atualmente muda a forma como nos relacionamos em sociedade. O uso das chamadas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) está presente em diversos âmbitos sociais, e no campo educacional não é diferente. Entretanto, o uso das TDIC em contexto escolar configura-se em um grande desafio do nosso século, uma vez que não basta inseri-las neste espaço, é preciso reconhecê-las como ferramentas pedagógicas “amplificadoras” da prática docente. Em consonância, mesmo aparecendo com diferentes conceitos, a Competência Digital (CD) é tida como condição determinante para que se tenha êxito no processo de usabilidade das TDIC, sobretudo, considerando o contexto educacional. Tal competência é considerada pelo Conselho e Parlamento Europeu (2018; 2006) como sendo uma das oito competências essenciais para o desenvolvimento humano ao longo da vida. Já no Brasil, ela aparece como uma das dez competências gerais que os estudantes devem desenvolver ao longo da sua formação na Educação Básica, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A questão que norteia a nossa pesquisa é:como a Competência Digital é desenvolvida durante a formação inicial dos estudantes do curso de Pedagogia da modalidade presencial da Universidade Federal de Alagoas?Em seus objetivos, buscou-se investigar a incidência da Competência Digital nas disciplinas da grade curricular do Curso de Pedagogia da UFAL, analisar o conceito de Competência Digital em contexto educacional e também pela concepção dos estudantes do último período do curso, bem como, investigar como o Curso de Pedagogia da UFAL, campus A. C. Simões, corrobora para o desenvolvimento da Competência Digital dos estudantes. Essa pesquisa se inscreve numa abordagem qualitativa, fundamentada nos estudos de Creswell (2010), Gil (2008) e Yin (2005; 2001), tendo o estudo de caso como abordagem metodológica. Para o processo de coleta de dados utilizamos questionário (físico e digital), entrevistas de natureza semiestruturadas e análise de documentos referentes à grade curricular do Curso de Pedagogia da UFAL. Já o processo de análise de dados teve como fundamento os estudos de Bardin (2016; 2011).Validamente, os resultados mostram que os estudantes pouco conhecem sobre CD e que o desenvolvimento dessa competência na formação inicial do pedagogo aconteceu de forma limitada, se reduzindo apenas às disciplinas da grade curricular do curso, mesmo considerando o grande período de recursos didáticos pautados no uso de TDIC durante o período pandêmico.

Presidente - 3288419 - CLEIDE JANE DE SA ARAUJO COSTA
Interno(a) - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Externo(a) à Instituição - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO - UFPE
Notícia cadastrada em: 01/06/2023 17:14