PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANE BATISTA DE SOUZA

DISCENTE : ROSANE BATISTA DE SOUZA
DATA : 30/06/2023
LOCAL: cedu

PROFESSORES DE EDUCAÇÃOES ESPECIAL DE ALAGOAS: necessidades formativas na perspectiva da complexidade

Formação Continuada de Professores de Educação Especial; Complexidade; Educação inclusiva.

O cargo de professor de educação especial nas escolas da rede estadual e Alagoas foi implantado a partir do edital N° 01 SEDUC/AL de 6 de julho de 2021, o concurso foi homologado dia 24 de fevereiro de 2022, os aprovados foram empossados e lotados no período no mês de maio de 2023. O exercício das funções que até então não existiam na realidade da educação da rede estadual alagoana. A implantação das Salas de Recursos Multifuncionais e o trabalho do professor de educação especial começou a ser executado diante da lotação desses profissionais. Nesse sentido, levantamos o seguinte problema de pesquisa: Quais as necessidades formativas do professor de educação especial da rede estadual de educação de Alagoas? Os professores de educação especial conhecem e usam as dimensões de acessibilidade em sua prática profissional? Para tal, esta pesquisa, exploratória, com abordagem qualitativa, buscará investigar as necessidades formativas de professores de educação especial do estado de Alagoas numa perspectiva complexa. Objetivo Geral é Compreender as necessidades formativas dos professores de educação especial do estado de Alagoas sob a perspectiva da complexidade. Objetivos específicos são: Investigar o uso a apropriação dos professores de educação especial do estado de Alagoas quanto às dimensões de acessibilidade; identificar as principais dificuldades dos professores de educação especial do estado de Alagoas quanto à realização do Atendimento Educacional Especializado. Levando em consideração o trabalho realizado professor de educação especial dentro da sala de recursos multifuncionais (SRM) e seu papel na mediação do acesso ao currículo pelos estudantes público-alvo do atendimento educacional especializado (AEE). A análise de conteúdo a luz de Bardin, (1977) buscará identificar a compreensão dos professores de educação especial sobre as dimensões de acessibilidade na sua prática profissional, bem como, as demandas relacionadas às necessidades formativas de professores de educação especial do estado de Alagoas sob a perspectiva da complexidade, por meio da aplicação de um questionário. Nosso referencial teórico para abordar formação continuada de professores serão (TARDIF, 2008, 2014, Nóvoa 2019) e, autores que tratam da formação continuada de professores a luz da epistemologia da complexidade (MORIN, 2016, 2000, MORAES, 2021, ALVES, 2015, 2016|).

Interno(a) - 4338324 - ELISANGELA LEAL DE OLIVEIRA MERCADO
Presidente - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Notícia cadastrada em: 01/06/2023 17:20
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 28/04/2024 19:48