PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: SALEZIA MAGNA DE OLIVEIRA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SALEZIA MAGNA DE OLIVEIRA COSTA
DATA : 17/06/2023
HORA: 10:30
LOCAL: On-line: Google Meet
TÍTULO:

VERBALIZAÇÕES DE TERMOS METALINGUÍSTICOS: RELAÇÕES ENTRE A APRESENTAÇÃO DA TAREFA E O QUE DIZEM AS ALUNAS DURANTE O PROCESSO DE ESCRITURA


PALAVRAS-CHAVES:

Sala de aula, Produção textual, Escrita Colaborativa, Atividade Metalinguística, Verbalizações de Termos Metalinguísticos.


PÁGINAS: 334
RESUMO:

Há uma escassez de estudos que tratam da importância das atividades metalinguística na produção de textos escritos por crianças recém-alfabetizadas. Uma hipótese para essa problemática é a de que a promoção de um ensino explícito voltado para essas questões, com o objetivo de favorecer uma escrita coerente, possa desenvolver habilidades textuais significativas desde o momento em que as crianças começam a escrever suas primeiras produções. O texto precisa ser ensinado. Ele tem regras. Ensiná-las é papel fundamental do professor. Uma atividade metalinguística envolve a reflexão e o conhecimento sobre a língua e seu funcionamento. No contexto do ensino da Língua Portuguesa, essa atividade tem como objetivo promover a consciência linguística dos alunos, permitindo que eles analisem e compreendam as estruturas, regras e suas características. Dada essa importância, essa tese de doutorado pretende responder a seguinte questão: Qual a relação entre os Termos Metalinguísticos (TM) verbalizados durante a apresentação da tarefa pela professora e os TM verbalizados pelas alunas durante o processo de escritura em tempo real? Com esse entendimento, o foco desse estudo é investigar como a professora e as alunas refletem sobre a escrita de textos. As análises partem das verbalizações de Termos Metalinguísticos (TM) produzidos pela professora e por duas alunas portuguesas de 7-8 anos de idade durante a produção textual. A partir dos estudos sobre atividades metalinguísticas, analisamos seis apresentações das orientações da professora voltadas a um direcionamento da escrita textual em duplas e seis Textos Dialogal (TD) das alunas no momento em que escreveram esses textos com objetivo de identificar os TM verbalizados, buscando relacioná-los às orientações dadas pela professora. Adotou-se como recurso metodológico o Sistema Ramos (2019) que permitiu os registros fílmico e multimodal dos textos produzidos em curso, ao mesmo tempo em que foi preservado as condições ecológicas da sala de aula. A base teórica das análises está pautada nas Atividades Metalinguísticas como processo cognitivo de reflexão sobre a linguagem e na Escrita Colaborativa por alunos recém-alfabetizados. Os resultados mostraram o quantitativo geral de 236 ocorrências de TM verbalizados pela professora, e 382 ocorrências pelas alunas. Foram identificadas retomadas de TM da professora no processo de produção das alunas. Elas retomaram 147 ocorrências de TM verbalizados pela professora. O maior número de ocorrências de verbalizações de TM pela professora foi do Domínio Gênero, Texto e Discurso com 189 ocorrências nas seis orientações dadas. A maior ocorrência de verbalizações de TM pelas alunas surgiu do Domínio Pontuação quantificando 170. A segunda maior ocorrência de TM da professora partiu do Domínio da Pontuação (21), e das alunas, no Domínio Ortografia e Grafia (97). Algumas verbalizações de TM identificados no TD também foram relacionadas ao manuscrito das alunas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2145404 - EDUARDO CALIL DE OLIVEIRA
Interno(a) - 1674840 - CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
Interno(a) - 2346585 - YANA LISS SOARES GOMES
Externo(a) à Instituição - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE - UFPB
Externo(a) à Instituição - ROSÂNGELA NOGARINI HILÁRIO
Notícia cadastrada em: 12/06/2023 15:47
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