PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: SALEZIA MAGNA DE OLIVEIRA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SALEZIA MAGNA DE OLIVEIRA COSTA
DATA : 17/06/2023
LOCAL: On-line: Google Meet

VERBALIZAÇÕES DE TERMOS METALINGUÍSTICOS: RELAÇÕES ENTRE A APRESENTAÇÃO DA TAREFA E O QUE DIZEM AS ALUNAS DURANTE O PROCESSO DE ESCRITURA

Sala de aula, Produção textual, Escrita Colaborativa, Atividade Metalinguística, Verbalizações de Termos Metalinguísticos.

Há uma escassez de estudos que tratam da importância das atividades metalinguística na produção de textos escritos por crianças recém-alfabetizadas. Uma hipótese para essa problemática é a de que a promoção de um ensino explícito voltado para essas questões, com o objetivo de favorecer uma escrita coerente, possa desenvolver habilidades textuais significativas desde o momento em que as crianças começam a escrever suas primeiras produções. O texto precisa ser ensinado. Ele tem regras. Ensiná-las é papel fundamental do professor. Uma atividade metalinguística envolve a reflexão e o conhecimento sobre a língua e seu funcionamento. No contexto do ensino da Língua Portuguesa, essa atividade tem como objetivo promover a consciência linguística dos alunos, permitindo que eles analisem e compreendam as estruturas, regras e suas características. Dada essa importância, essa tese de doutorado pretende responder a seguinte questão: Qual a relação entre os Termos Metalinguísticos (TM) verbalizados durante a apresentação da tarefa pela professora e os TM verbalizados pelas alunas durante o processo de escritura em tempo real? Com esse entendimento, o foco desse estudo é investigar como a professora e as alunas refletem sobre a escrita de textos. As análises partem das verbalizações de Termos Metalinguísticos (TM) produzidos pela professora e por duas alunas portuguesas de 7-8 anos de idade durante a produção textual. A partir dos estudos sobre atividades metalinguísticas, analisamos seis apresentações das orientações da professora voltadas a um direcionamento da escrita textual em duplas e seis Textos Dialogal (TD) das alunas no momento em que escreveram esses textos com objetivo de identificar os TM verbalizados, buscando relacioná-los às orientações dadas pela professora. Adotou-se como recurso metodológico o Sistema Ramos (2019) que permitiu os registros fílmico e multimodal dos textos produzidos em curso, ao mesmo tempo em que foi preservado as condições ecológicas da sala de aula. A base teórica das análises está pautada nas Atividades Metalinguísticas como processo cognitivo de reflexão sobre a linguagem e na Escrita Colaborativa por alunos recém-alfabetizados. Os resultados mostraram o quantitativo geral de 236 ocorrências de TM verbalizados pela professora, e 382 ocorrências pelas alunas. Foram identificadas retomadas de TM da professora no processo de produção das alunas. Elas retomaram 147 ocorrências de TM verbalizados pela professora. O maior número de ocorrências de verbalizações de TM pela professora foi do Domínio Gênero, Texto e Discurso com 189 ocorrências nas seis orientações dadas. A maior ocorrência de verbalizações de TM pelas alunas surgiu do Domínio Pontuação quantificando 170. A segunda maior ocorrência de TM da professora partiu do Domínio da Pontuação (21), e das alunas, no Domínio Ortografia e Grafia (97). Algumas verbalizações de TM identificados no TD também foram relacionadas ao manuscrito das alunas.

Presidente - 2145404 - EDUARDO CALIL DE OLIVEIRA
Interno(a) - 1674840 - CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
Interno(a) - 2346585 - YANA LISS SOARES GOMES
Externo(a) à Instituição - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE - UFPB