PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: JAILSON BARBOSA COSTA

DISCENTE : JAILSON BARBOSA COSTA
DATA : 14/07/2023
LOCAL: REMOTO

CAPITAL DIGITAL E TRABALHO DOCENTE: desafios das práticas pedagógicas dos docentes das escolas em tempo integral da rede pública de ensino de Alagoas

Capital Digital. Trabalho Docente. Ensino Integral

A presente pesquisa tem como objeto de estudo o processo de transformação da tecnologia da informação e da comunicação diante das práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas de tempo integral da rede estadual de ensino alagoana. Para isso, discorremos acerca do conceito de capital digital, a partir dos estudos teóricos do  sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002), ao defender que a estrutura social é como um sistema construído de geração a geração, determinado pelas relações econômicas (capital financeiro), pelas relações simbólicas (privilégio) e pelas relações culturais (educação). O objetivo geral se configurou em “Investigar a relação dos docentes da rede estadual de ensino com o capital digital em relação às práticas pedagógicas na política das escolas de tempo integral da rede pública de ensino alagoana". Assumimos a concepção histórico crítica como método em todo o processo investigativo, visto que possibilita a compreensão da formação do ser crítico social e ajuda a construir o conhecimento científico. Nisto, contribui para o desvendamento das concepções  pedagógicas de Saviani (2005, 2007),  Kuenzer (2000). As categorias tecnologias digitais e trabalho docente são centrais para um maior entendimento da temática. A primeira tem um caráter de acesso a tecnologia Moran (2012, 2017, 2019), Valente (2002), Mercado (2018, 2020), Cortoni e Perovic (2020) e a segunda numa perspectiva pedagógica Behrens (2000, 2009), Tardif (2007), Oliveira (2012), Thompson (1997). Os procedimentos para consecução da referida investigação compreenderam quatro fases, a saber. 1) Estudo do método e das referências teóricas acerca das categorias centrais da dissertação, incluindo, aqui, uma revisão da literatura sobre o tema; 2) Contextualização temática apresentando o capital cultural, as tendências pedagógicas e a considerações sobre trabalho docente; 3) pAlei - trilhas percorridas sobre o ensino integral em Alagoas e entrevistas semiestruturadas com os professores da escola estadual de ensino integral Marcos Antonio; 4) Sistematização do material coletado com a consequente análise da temática. Afirmamos que a partir da apropriação das dimensões que compõem o capital digital é possível potencializar acesso e uso da tecnologia digital na prática pedagógica de docentes da rede pública de ensino de Alagoas e cabe alertar que,  a ausência desse capital digital se apresenta como um problema estrutural capaz de  aprofundar as desigualdades sociais e comprometer a educação de qualidade amplamente defendida por todos os atores sociais.

Presidente - 1658973 - ELIONE MARIA NOGUEIRA DIOGENES
Interno(a) - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Externo(a) à Instituição - AMONE INACIA ALVES - UFG
Notícia cadastrada em: 15/06/2023 20:16