PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS JORGE DA SILVA CORREIA FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS JORGE DA SILVA CORREIA FERNANDES
DATA : 24/07/2023
LOCAL: Sala Virtual Google Meet

ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM CONTEXTO HÍBRIDO: concepções e práticas de professores, estudantes e seus familiares

Educação Básica. Escolas Públicas. Ensino Híbrido. TDIC na Educação.

Esta tese busca investigar o potencial de metodologias educacionais híbridas para uma melhor compreensão de temas de interesse da área de Ciências da Natureza no contexto de escolas públicas da Rede Estadual de Educação de Alagoas (REEAL). A partir desse interesse central, outros dois aspectos emergiram e igualmente mobilizaram esta investigação. Primeiro, quais são as concepções e práticas de Ensino Híbrido (EH) realizadas no âmbito da REEAL? Segundo, como professores, estudantes e seus familiares avaliam as possibilidades e limitações da incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e do EH em escolas públicas? Este é um estudo majoritariamente qualitativo, de caráter descritivo, cujos sujeitos foram 21 (vinte e um) professores/as, 16 (dezesseis) estudantes e 20 (vinte) familiares de estudantes de comunidades escolares da REEAL localizadas na cidade de Maceió (AL). Em relação aos seus procedimentos, este estudo se configurou como uma pesquisa-formação, pois se desenvolveu, principalmente, no contexto de uma formação sobre EH oferecida aos professores participantes. Dentre os resultados iniciais da pesquisa, foi possível identificar que entre os professores/as, estudantes e seus familiares participantes há um entendimento majoritário de que a incorporação de TDIC na Educação é benéfica para a aprendizagem, ainda que seja preciso ter cuidado para que tais recursos não acabem sendo fatores de distração nas aulas. Por outro lado, em se tratando do EH, foi igualmente possível identificar que os familiares dos estudantes desconhecem o seu significado, enquanto estudantes e professores/as compartilham a compreensão superficial de que o EH é tão somente uma mistura entre práticas de ensino presenciais e online. Com base nesses resultados preliminares, daremos continuidade a esta pesquisa desenvolvendo novas discussões referentes aos processos de incorporação de TDIC nas escolas públicas, especialmente no contexto de práticas de EH. Com a conclusão desta pesquisa, pretende-se contribuir com uma compreensão mais abrangente do potencial de abordagens educacionais híbridas, ampliando os seus horizontes epistemológicos (teóricos e práticos).

Presidente - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Interno(a) - 3288419 - CLEIDE JANE DE SA ARAUJO COSTA
Interno(a) - 1820982 - FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
Externo(a) à Instituição - REGINALDO PEREIRA DOS SANTOS JUNIOR - UNIVASF