PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: EMERSON MICHAEL PEREIRA DA SILVA

DISCENTE : EMERSON MICHAEL PEREIRA DA SILVA
DATA : 17/07/2023
LOCAL: Centro de Educação

AUTOAVALIAÇÃO DOCENTE PARA O PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCACIONAL ESCAPE ROOM

Autoavaliação; Competência Docente; Prática Docente; Tecnologia Digital.

O Escape Room (ER) é caracterizado como um jogo baseado na “ação ao vivo”, em que uma equipe de participantes busca solucionar os desafios para “escapar” dentro do tempo limite. Desta forma, a ER possibilita uma vivência real de sensações e experiências semelhantes às proporcionadas pelos jogos digitais. Sua estrutura proporciona interação e colaboração entre jogadores, isso fez com que o jogo despertasse o interesse de instituições educacionais e pesquisadores, uma vez que foi identificado um potencial educacional, assim surgindo a Educational Escape Room (EER). É um jogo que busca proporcionar uma experiência de aprendizagem colaborativa e divertida, em que o estudante está imerso em um ambiente baseado em temáticas de ficção, simulação ou situações do cotidiano, favorecendo os processos de aprendizagem, uma vez que possui aspectos do Digital Game-Based Learning (DGBL); aprendizagem imersiva; aprendizagem experiencial e aprendizagem colaborativa. O processo de planejamento, desenvolvimento e avaliação da EER abrange diferentes grupos de competências como: pedagógicas, digitais, relacionadas a DGBL e sociais. No cenário científico, foi identificado há não existência de ferramentas de autoavaliação validadas capazes de aferir e disponibilizar devolutivas com direcionamento referente às competências docentes em EER. Contudo, a pergunta que norteou esta pesquisa foi: As variáveis área de formação, tempo de atuação e nível de atuação do docente na educação apresentam correlações (positivas ou negativas) quando comparadas com os grupos competências docentes em EER? A hipótese defendida é: As variáveis área de formação, tempo de atuação e nível de atuação do docente na educação apresentam correlações (positivas) quando comparadas com os grupos de competências docentes em EER. O objetivo desta pesquisa foi: desenvolver uma ferramenta de aferição de competências docentes para Educational Escape Room. Participaram da pesquisa 82 docentes. A pesquisa é de caráter quantitativo e segue as diretrizes da abordagem Design Science Research.Sobre a validação da ferramenta, foi aplicada a análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória. Também foi utilizado o teste de normalidade de Shapiro-Wilk para se constatar normalidade na distribuição dos dados. Foi identificado a não normalidade dos dados, assim se justifica a escolha do teste de Kruskal-Wallis e utilização do teste de correlação de Spearman. Foi feita a análise exploratória dos dados e análise estatística descritiva utilizando-se de medidas de tendência central (mediana), bem como o uso de frequências absolutas e relativas que foram realizados por meio do software estatístico JAMOVI® versão 2.3.24. Os dados foram apresentados por meio de tabelas, gráficos de densidade e gráficos do tipo box plot. Houve a existência de correlação positiva entre o tempo de atuação do docente na educação com o grupo de competências pedagógicas (r = 0.309). Também houve correlação positiva entre alguns grupos de competências como: competências digitais e competências pedagógicas (r = 0.529), competências da DGBL com competências pedagógicas (r = 0.494) e competências digitais (r = 0.643) e, competências sociais com competências digitais (r – 0.360) e competências da DGBL (r = 0.531). As variáveis nível de atuação na educação e área de formação não apresentaram correlações quando comparadas com os grupos de competências.

Presidente - 1820982 - FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
Interno(a) - 4357783 - MARIA APARECIDA PEREIRA VIANA
Externo(a) à Instituição - PAULA CAROLEI - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 19/06/2023 09:42