PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: SHAYANE ROSY DO CARMO FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SHAYANE ROSY DO CARMO FARIAS
DATA : 20/07/2023
HORA: 10:00
LOCAL: CEDU - online
TÍTULO:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O MANEJO DE UM TIPO DE COMUNICAÇÃOALTERNATIVA PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE MACEIÓ


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de Professores; Comunicação Aumentativa Alternativa; Transtorno do Espectro Autista; Vídeo-instrução.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

As Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem dificuldades na comunicação, por seus prejuízos na comunicação expressiva e receptiva, e, por essa razão, muitos utilizam a estratégias de comunicação suplementar e/ou alternativa, com intervenções educacionais que visam o ensino de comunicação relevante para que a pessoa com TEA adquira habilidades funcionais, controle e participação em seu mundo social. O aumento de matrículas nas redes de ensino em âmbito nacional de pessoas com TEA tem aumentado significativamente, em contrapartida é exíguo o quantitativo de professores que possuam conhecimento em Análise do Comportamento, Comunicação Alternativa e o seu manejo, sendo essa um tipo de Tecnologia Assistiva que é compreendida como um agrupamento de métodos e técnicas que possibilitam a comunicação, complementando ou substituindo a linguagem oral comprometida ou ausente. O objetivo deste trabalho é verificar se um treino formativo para professores será eficaz para a aprendizagem de habilidades para manejo de duas fases do PECS-Adaptado, para tal propósito, dois estudos irão compor esse trabalho. O primeiro estudo é uma revisão sistemática da literatura sobre os tipos de metodologias utilizadas para o ensino de Comunicação Alternativa. Foram encontrados treze (13) estudos entre os quais se verificou utilização de procedimentos de ensino com o uso de treinamento em sala de aula, role-play, vídeos, modelagem, feedback, entre outros. O segundo estudo está em andamento e consiste na produção de um programa de ensino online para professores baseado em vídeo-instrução.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - DEYSE CARDOSO DE OLIVEIRA BRAGA - UFC
Interno(a) - 1925412 - DANIELA MENDONCA RIBEIRO
Presidente - 2343573 - LEONARDO BRANDAO MARQUES
Notícia cadastrada em: 19/06/2023 12:04
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 28/04/2024 18:12