PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: THAYANA OLIVEIRA PEREIRA DE SOUZA

DISCENTE : THAYANA OLIVEIRA PEREIRA DE SOUZA
DATA : 28/07/2023
LOCAL: Remota

Ensino da implementação do método por tentativas discretas por meio de videomodelação

Ensino por Tentativas Discretas; Transtorno do Espectro Autista; Videomodelação

A intervenção baseada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) vem sendo amplamente recomendada para o tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Um dos procedimentos de ensino bastante utilizado dentro deste modelo de intervenção, é Ensino por Tentativas Discretas (DTT), que pode ser utilizado para ensinar diversas habilidades. Por isto, é importante o treinamento de diversas populações para a implementação do DTT. O objetivo desse estudo foi ensinar a implementação do ensino por tentativas discretas por meio de videomodelação para profissionais de apoio escolar de crianças com TEA. Para isso, três estudos foram conduzidos, sendo que o primeiro consistiu em uma revisão sistemática da literatura sobre o treinamento paraimplementação do DTT. 15 estudos foram encontrados e o procedimento de ensino mais utilizado foi o Behavioral Skills Training (BST). O segundo estudo consistiu na produção e validação de um vídeo para ensinar a implementação do DTT. O vídeo foi confeccionado de modo a demonstrar e a exemplificar os 11 passos necessários para a implementação do DTT, que foram identificados através de uma análise de tarefas. Ele foi validado pos seis profissionais de diversas áreas que concluíram que o vídeo estava apresentando todos os passos de forma clara. O terceiro estudo avaliou os efeitos da exposição ao vídeo sobre a implementação do DTT por quatro profissionais de apoio escolar de crianças com TEA. Um delineamento de linha de base múltipla não concorrente entre participantes foi utilizado. O procedimento foi composto por três etapas: pré-teste, ensino por videomodelação e pós-teste. Todos os participantes conduziram corretamente, no mínimo, 90% dos passos necessários para implementação correta do DTT nos pós-testes. Os resultados contribuem para a literatura da área sobre o treinamento por videomodelação.

Presidente - 1925412 - DANIELA MENDONCA RIBEIRO
Interno(a) - 2343573 - LEONARDO BRANDAO MARQUES
Externo(a) à Instituição - Carlos Barbosa Alves de Souza - UFPA
Notícia cadastrada em: 29/06/2023 19:02