PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIANE CALINE DE SOUZA PINHEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VIVIANE CALINE DE SOUZA PINHEIRO
DATA : 03/08/2023
LOCAL: Sala de Reuniões CEDU

ENSINO REMOTO EM MACEIÓ/AL: SABERES DOCENTES DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS

Alfabetização. Saberes docentes. Ensino Remoto Emergencial. COVID-19.

A pesquisa faz um recorte do macroprojeto Coletivo Alfabetização em Rede, de maneira que seja possível investigar os saberes docentes de professoras alfabetizadoras do município de Maceió durante o ensino remoto. Para tanto, a tese possui uma abordagem quanti-qualitativa do tipo estudo de caso, ao qual teve como participantes as professoras alfabetizadoras de Maceió, utilizando um questionário online e o grupo focal como instrumentos de coleta de dados. Houve um total de 53 professoras alfabetizadoras respondentes e estiveram presentes três professoras durante o grupo focal, a análise dos dados esteve norteada pela análise textual discursiva. Com isso, tem-se a problemática: Como as professoras alfabetizadoras de Maceió desenvolveram suas práticas pedagógicas ao que se refere o planejamento e o uso das tecnologias digitais materializados em saberes docentes durante o ensino remoto? O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar os saberes docentes materializados nas práticas pedagógicas de professoras alfabetizadoras de Maceió referentes ao planejamento e o uso das tecnologias digitais durante o ensino remoto. Os resultados parciais da pesquisa evidenciaram que as professoras alfabetizadoras não atribuíram seus conhecimentos ao uso das tecnologias para os saberes profissionais, mas aos saberes experienciais de suas práticas pedagógicas e interações com outros colegas de profissão. Também foram percebidos em seus discursos que a Secretaria Municipal (SEMED/Maceió), no que tange os saberes curriculares, pouco contribuiu para a minimização dos impactos da COVID-19 no processo de alfabetização dos alunos, e que a tomada de decisão sobre a orientações didático-pedagógicas no ERE partiu em grande parte das próprias instituições de ensino às quais as professoras alfabetizadoras faziam parte. A continuidade da pesquisa estará na investigação dos desafios e no processo de alfabetização em suas múltiplas facetas além do estreitamento da relação teoria e prática acerca dos saberes docentes das professoras alfabetizadoras. Com base nesta pesquisa defendo que os saberes docentes das professoras alfabetizadoras do município evidenciados durante o ensino remoto emergencial estão associados diretamente aos conhecimentos que possuíam antes da pandemia, mas que foram se readaptando conforme os saberes experienciais desenvolvidos com a prática no ERE, e que o uso das tecnologias digitais não é capaz de garantir a alfabetização dos alunos se os professores não tem familiaridade com esses recursos e as famílias não estão articulando um papel mediador na relação entre aluno-professor-aprendizagem.

Presidente - 2546184 - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS
Interno(a) - 3288419 - CLEIDE JANE DE SA ARAUJO COSTA
Interno(a) - 2346585 - YANA LISS SOARES GOMES
Externo(a) à Instituição - DÉBORA AMORIM GOMES DA SILVA COSTA-MACIEL - UPE