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Banca de DEFESA: ALESSANDRA FERREIRA DA SILVA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESSANDRA FERREIRA DA SILVA OLIVEIRA
DATA : 31/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: CEDU a distância
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DIGITAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: análise no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas


PALAVRAS-CHAVES:

Competência Digital, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Formação Inicial de Professores, Ensino Remoto Emergencial.


PÁGINAS: 94
RESUMO:

O processo de globalização no qual vivemos atualmente muda a forma como nos relacionamos socialmente. O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) está presente em diversos âmbitos sociais, e no campo educacional não é diferente. Entretanto, o uso das TDIC em contexto escolar configura-se em um grande desafio do nosso século, visto que não basta inseri-las neste espaço, é preciso reconhecê-las como ferramentas pedagógicas “amplificadoras” da prática docente. Em consonância, mesmo aparecendo com diferentes conceitos, a Competência Digital (CD) é tida como condição determinante para que se tenha êxito no processo de usabilidade das TDIC, sobretudo, considerando o contexto educacional. Tal competência é considerada pelo Conselho e Parlamento Europeu (2006; 2018) como sendo uma das oito competências essenciais para o desenvolvimento humano ao longo da vida. Já no Brasil, ela aparece como uma das dez competências gerais que os estudantes devem desenvolver ao longo da sua formação na Educação Básica, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A questão que norteia a nossa pesquisa é: como a CD é desenvolvida durante a formação inicial dos estudantes do curso de Pedagogia da modalidade presencial da Universidade Federal de Alagoas? Em seus objetivos, buscou investigar a incidência da CD nas disciplinas da grade curricular do Curso de Pedagogia da UFAL, analisar o conceito de CD no contexto educacional e, também, na concepção dos estudantes do último período da graduação, bem como investigar como o Curso de Pedagogia da UFAL, campus A. C. Simões, corrobora para o desenvolvimento da CD dos estudantes. Esta pesquisa se inscreve numa abordagem qualitativa, tendo o estudo de caso como abordagem metodológica. Para o processo de coleta de dados utilizamos questionário (físico e digital), entrevistas de natureza semiestruturadas e análise de documentos referentes à matriz curricular do Curso de Pedagogia da UFAL.  Com efeito, os resultados mostram que os estudantes pouco conhecem sobre CD e que o desenvolvimento dessa competência na formação inicial do pedagogo aconteceu de forma limitada, estando reduzidas apenas aos componentes curriculares, mesmo considerando o grande uso de recursos didáticos pautados no uso de TDIC durante o período pandêmico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3288419 - CLEIDE JANE DE SA ARAUJO COSTA
Interno(a) - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Externo(a) à Instituição - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO - UFPE
Notícia cadastrada em: 01/07/2023 11:29
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