ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFAL: UM ESTUDO
Pedagogia; Educação Infantil; Estágio supervisionado; Docência.
A pesquisa intitulada “Estágio Supervisionado na Formação Inicial de Professores da Educação Infantil no Curso de Pedagogia da UFAL: Um Estudo” focaliza o estágio como componente curricular fundamental da formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil no âmbito dos cursos de Pedagogia. Tendo como objetivo identificar e analisar a proposta de estágio supervisionado em Educação Infantil do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas – Campus: A.C. Simões, procuramos responder à seguinte questão: Como o curso de Pedagogia presencial da Universidade Federal de Alagoas – Campus: A.C. Simões tem organizado sua proposta de estágio supervisionado em Educação Infantil? O objetivo geral desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: i) analisar o componente curricular estágio em Educação Infantil no projeto pedagógico do curso de Pedagogia – modalidade presencial - Universidade Federal de Alagoas – Campus: A.C. Simões e ii) investigar as proposições, problemas e potencialidades da proposta de estágio a partir do ponto de vista de docentes do Ensino Superior que supervisionam estes estágios em Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de levantamento bibliográfico, análise documental e realização de entrevistas. O referencial teórico contempla as produções de Ostetto (2019; 2012; 2008), Pimenta (2005/2006), Drumond (2018), Anjos (2012), Anjos e Miller (2014), dentre outros. Dado o exposto, compreender os modos que o curso de Pedagogia tem organizado sua proposta de estágio nos parece fundamental, na medida em que o estágio se configura como um espaço privilegiado de trocas entre sujeitos que convivem nessas instituições.