PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: ROSE MISTICA DA SILVA FERREIRA

DISCENTE : ROSE MISTICA DA SILVA FERREIRA
DATA : 31/07/2023
LOCAL: CEDU - Centro de Educação

FORMAÇÃO INICIAL DO(A) PEDAGOGO(A) PARA O TRABALHO COM BEBÊS - CONCEPÇÕES DE DISCENTES E DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFAL - CAMPUS A.C. SIMÕES

Pedagogia; Educação Infantil; Formação inicial de professores; Docência com bebês; Creches.

A pesquisa intitulada “Formação inicial do(a) pedagogo(a) para o trabalho com bebês - concepções de discentes e de docentes do curso de Pedagogia da UFAL - Campus A. C. Simões” tem como objetivo investigar a formação inicial de professores(as) de Educação Infantil para o trabalho com bebês no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões, tendo como referencial teórico os Estudos Sociais da Infância na relação com a Pedagogia da Infância. Parte-se do princípio de que a formação para o trabalho com bebês no interior dos cursos de Pedagogia ainda é insuficientemente abordada e, quando ocorre, resume-se aos conteúdos propostos nas disciplinas específicas de Educação Infantil e, em alguns casos, de modo generalizante e disperso, ou seja, considerando o atendimento de 0 a 5 anos e 11 meses, mas não tratando especificamente da educação das crianças de 0 a 3 anos. Assim sendo, esta pesquisa busca responder à seguinte questão: Como discentes e docentes do curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFAL atribuem sentidos para a atuação docente com bebês e crianças bem pequenas em creches? O objetivo geral é o de investigar as concepções de discentes e de docentes do curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) sobre a formação inicial do(a) pedagogo(a) para o trabalho docente em creches, e os objetivos específicos são os seguintes: i) analisar concepções dos(as) docentes do curso sobre o trabalho docente com bebês em creches, ii) identificar indícios de saberes e de lacunas presentes na formação do(a) pedagogo(a) para o trabalho com bebês a partir de documentos do curso e de seus protagonistas: discentes e docentes da graduação em Pedagogia e, por fim, iii) analisar as concepções sobre docência com bebês dos discentes e docentes do curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFAL. Trata-se de uma proposta de pesquisa qualitativa nos moldes de um estudo de caso (YIN, 2016; GIL, 2008), com vistas a descrever, interpretar e refletir sobre a realidade investigada. Embora não seja possível fazer generalizações, o estudo de caso pode indicar caminhos para estudos posteriores, bem como indicar elementos que possam contribuir para pensar a formação inicial docente para a Educação Infantil, considerando o atendimento em creches.

Presidente - 1674840 - CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
Interno(a) - 4338324 - ELISANGELA LEAL DE OLIVEIRA MERCADO
Externo(a) ao Programa - 2327817 - SILVANA PAULINA DE SOUZA
Externo(a) à Instituição - NANCI HELENA REBOUCAS FRANCO - UFBA