PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA MONTEIRO REGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA PAULA MONTEIRO REGO
DATA : 04/09/2023
LOCAL: Sala Virtual Google Meet

ÉTICA APLICADA À PESQUISA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA: estudos de casos

Ética. Pesquisa educacional. Formação de professores. Graduação.

Trabalhos de pós-graduação na área da Educação,há quase 20 anos, apresentam discussões em torno da ética na pesquisa. Há uma lacuna quando se busca literatura abordando essatemáticano cenário da graduação, contrapondo a perspectiva de que a formação ética do pesquisador deve ser iniciada,quando se inicia o contato a pesquisa, na graduação.Este estudo objetivou investigar como a temática da Ética aplicada à Pesquisa é apresentada nos cursos de graduaçãoem pedagogia de um estado da região nordeste do Brasil. Esta é uma pesquisa qualitativa,caracterizada como aplicada, exploratória e com delineamento de corte transversal.Foi desenvolvido um estudo de caso composto por várias unidades de caso, compondo os casos dessa pesquisa estão sete cursos de graduação em pedagogia de um estado da região nordeste do Brasil. Caracterização dos casos: cursos presenciais;reconhecidos pelo MEC;seisestão vinculados ainstituições públicas eumafaz parte da rede privada de ensino; funcionam há mais de 10 anos e estão inseridos em algum programa oficial de financiamento à pesquisa ou programa de aperfeiçoamentoà docência. Foram objeto de estudo documental dessa pesquisa Trabalhos de Conclusão de Curso(TCC) entre o ano de2020 e 2023 e documentos que regulam o funcionamento dos cursos de Pedagogia.Como instrumentos de pesquisaforam utilizados: um questionário virtual e uma entrevista virtualrealizadas com os professores e coordenadores dos cursos selecionados.Os documentos, os questionários e as entrevistas foram interpretados a partir de critérios qualitativos. A validade do construto nesse estudo deu-se considerando a convergência dos elementos encontrados nos documentos, nos questionários e nas entrevistas. Os resultados dos questionários apresentam que o tema quase não é mencionado na graduação, quando mencionado faz parte de discussões acerca de critérios normativos e pouco é mencionada a postura do pesquisador. Os TCCs também não descrevem o compromisso ético do pesquisador na maior parte dos trabalhos avaliados. Muitos trabalhos mencionam a presença de pessoas como participantes e não são preservados critérios mínimos como a preservação da identidade dos colaboradores. Os professores e coordenadores que responderam ao questionário e a entrevista mencionam não terem vivenciado discussões que possam fomentar o trabalho com a temática a nível de graduação. Os critérios normativos vigentes regulados pelo modelo médico de fazer pesquisa são referidos como os mais usados, já que as pesquisas de campo são submetidas aos Comités de Éticas das Universidades. Apesar das instituições registrarem o trabalho de iniciação à pesquisa. Não foi relevante o caráter formador do pesquisador na graduação, para os entrevistados esse seria o papel da pós-graduação. Este estudo pode ser considerado como relevante à medida que poderá contribuir com a Formação Inicial de Professores e instigar as instituições formadoras para a necessidade de apresentação da temática em uma dimensão educativa, possibilitando uma formação efetivamente ética do pesquisador ainda na graduação em Pedagogia. Os resultados desta investigação contribuirão com alunos e professores que buscam apresentar o debate ético em suas pesquisas desde a graduação e indicarão estratégias institucionais que possam ser desenvolvidas para qualificar pesquisas e pesquisadores em educação.

Presidente - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Interno(a) - 3288419 - CLEIDE JANE DE SA ARAUJO COSTA
Interno(a) - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Externo(a) à Instituição - SONIA APARECIDA SIQUELLI - USF