PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: DOUGLAS VIEIRA DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DOUGLAS VIEIRA DE ALMEIDA
DATA : 03/08/2023
LOCAL: Sala Virtual Google Meet

ATUAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO ONLINE EMERGENCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS: estratégias e resultados de uma formação continuada.

Ensino Online Emergencial; Formação de Professores; Proford/Ufal; TDMA/Ufal; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

Esta pesquisa aborda a importância da formação docente no ensino superior para lidar com os desafios apresentados durante a pandemia. O estudo é baseado em um caso específico na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com foco na análise do Programa de Formação Docente (Proford) e do Curso de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas (TDMA).Na primeira seção, é apresentado o contexto da formação docente no do ensino superior em tempos de pandemia no Ensino Online Emergencial (EOE). São discutidos os desafios enfrentados pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Brasil, bem como a política de formação docente adotada nessas instituições. Além disso, são delineadas as competências e habilidades necessárias para os professores nesse contexto, juntamente com estratégias de formação continuada em ensino online.A segunda seção do trabalho é dedicada à formação continuada de professores na UFAL, com abordagem no Proford e no Curso TDMA. São detalhados os projetos do Curso TDMA realizados entre 2018 e 2021, incluindo justificativas, objetivos, metodologia, conteúdo programático e estimativas. Também são desenvolvidas análises dos relatórios finais dos cursos realizados em diferentes anos. Já na terceira seção abordamos a construção de condições para a prática pedagógica na UFAL durante a pandemia, com foco no Período Letivo Excepcional (PLE). São discutidos os aspectos positivos e negativos do PLE, como oportunidades de adaptabilidade e experimentação de novas metodologias de ensino, mas também desafios, como excesso de trabalho para os professores e desigualdades no acesso à internet e tecnologias educacionais.Defendemos a tese que as formações realizadas pelo Proford/Ufal, no contexto do Curso TDMA, antes e durante a pandemia não foram suficientes para suprir as necessidades desencadeadas pelas novas formas de EOE, pois o Proford/Ufal ainda está em processo de construção de uma cultura digital e está passando por um processo de transposição didática, o qual gestores, coordenadores, professores e estudantes estão se adaptando as novas formas do EOE. A abordagem da pesquisa é qualitativa com foco na análise de conteúdo de Bardin, e partir da triangulação dos dados documentais, bibliográficos e das narrativas dos professores egressos do curso TDMA e gestores das pró-reitorias da Ufal, buscamos investigar a prática dos professores egressos do curso TDMA realizado pelo Proford/Ufal e os impactos que essa formação causou no trabalho docente no EOE, no contexto da pandemia da Covid-19.

Presidente - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Interno(a) - 4357783 - MARIA APARECIDA PEREIRA VIANA
Externo(a) ao Programa - 4725102 - IVANDERSON PEREIRA DA SILVA
Externo(a) à Instituição - NÁDSON ARAÚJO DOS SANTOS - UFAC