PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: MANASSEIS SILVERIO DA SILVA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MANASSEIS SILVERIO DA SILVA OLIVEIRA
DATA : 16/08/2023
LOCAL: CEDU - Centro de Educação (online)

Educação Infantil. Gênero. Docência.

A presente intitulada “Gênero na Educação Infantil: uma pesquisa com docentes do município de Maceió, AL”, objetiva investigar as concepções de gênero de docentes que atuam no cotidiano das instituições públicas de Educação Infantil da rede municipal de Maceió, AL, partindo do princípio de que essas concepções orientam as práticas educativas e, portanto, interferem e afetam o cotidiano de meninos e meninas desde bebês. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa cuja coleta de dados está prevista para ser realizada por meio de aplicação de questionários e realização de entrevistas com docentes de uma região administrativa da cidade de Maceió, dada a abrangência da rede. Para a escolha da região, foram mapeados os “Centros Municipais de Educação Infantil”, conforme as regiões administrativas definidas pelo Município de Maceió e sendo estabelecido o raio de atendimento de 10 km de distância da Universidade Federal de Alagoas, foram selecionadas as instituições da região VII – bairros Santos Dumont, Clima Bom, Cidade Universitária, Santa Lúcia e Tabuleiro do Martins – como campo de pesquisa, dando ênfase à aplicação de questionários e realização de entrevistas com docentes que apresentarem interesse e livre consentimento na participação. A revisão sistemática considerou os documentos oficiais que tratam sobre gênero e educação infantil e artigos e dissertações publicadas no período entre janeiro de 2019 a junho de 2023, que estivessem relacionados à área de educação. Como referencial, encontram-se os estudos de Alvarenga e Vianna (2021), Prado e Anselmo (2019), Corsaro (2009), Pereira (2013), Coll Delgado (2013), Nascimento (2011) e Silva, Silva e Finco (2020), Buss-Simão (2012) Finco, Gobbi e Faria (2015), dentre outros.

Presidente - 1674840 - CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
Interno(a) - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Interno(a) - 2217140 - VALÉRIA CAMPOS CAVALCANTE
Externo(a) à Instituição - DANIELA FINCO - UNIFESP