PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO MICHAEL DA SILVA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO MICHAEL DA SILVA PEREIRA
DATA : 31/07/2023
HORA: 14:30
LOCAL: GoogleMeet
TÍTULO:

EVASÃO E PERMANÊNCIA EM CURSOS DE LICENCIATURAS


PALAVRAS-CHAVES:

Causas de evasão acadêmica; Diagnóstico da evasão; Educação e desafios da COVID-19; Cursos de Licenciatura; Categorias de evasão.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

A presente tese tem por objetivo investigar o fenômeno da evasão a partir de uma ótica centrada no estudante, vislumbrando avançar na compreensão das evidências acerca dos principais motivos de evasão e como eles diferem entre os cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática. Este estudo de base cienciométrica de natureza quali-quantitativa impulsiona a investigação a três esferas que permeiam a temática. A primeira nos oferece um panorama ao orientar uma análise sobre as diferentes regiões do país, a partir de uma revisão de literatura com dados de teses e dissertações oriundos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os dados analisados são baseados nas conexidades existentes entre as informações quantificadas nos arquivos encontrados, com base no referencial de Vicent Tinto, Alain Coulon e Pierre Bourdieu. A segunda traz uma perspectiva local, realizada por meio de um diagnóstico resultante da análise da situação da evasão dos cursos de Licenciaturas das Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal de Alagoas. Busca-se compreender as causas, a caracterização socioeconômica dos estudantes evadidos e o percurso histórico temporal entre 2016 e 2023, período que antecede, atravessa e passa pela pandemia da COVID-19. O objetivo é entender se esse evento catastrófico impactou a estruturação dos cursos no que diz respeito à temática. A terceira se orientará a partir da ótica contrária ao percurso da evasão, com a aplicação de questionários, com o objetivo de compreender as concepções e situações que possibilitaram a permanência dos estudantes em seus cursos. Essa abordagem busca inverter o percurso da análise, em contraposição ao que habitualmente é observado na literatura. Como resultados iniciais, foram encontrados 28 trabalhos na BDTD que correspondiam ao que se objetivava enquanto fonte de informações para este estudo. Esses dados demonstraram ter sentido teórico na representação e agrupamento das causas de evasão, e a partir deles foi possível oferecer uma visão diferente da causalidade e motivação dos aspectos que permeiam a evasão. O perfil socioeconômico dos estudantes que evadiram na UFAL na série temporal estabelecida também foi traçado, e apesar de ainda de forma incipiente, as conexões e análises iniciais trouxeram informações interessantes para a temática. Por
fim, um ensaio inicial com a aplicação dos questionários foi realizado para nortear novas discussões acerca da temática. Esses resultados iniciais nos permitirão entender melhor como se figura a evasão na instituição em questão e de forma comparativa para os estudos a nível nacional. Ao concluir esta pesquisa, busca-se trazer respostas mais assertivas sobre a evasão, numa tentativa de mitigar o gotejamento que mina, a cada situação acadêmica ou social, o comprometimento da persistência dos estudantes para a conclusão de seus cursos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Interno(a) - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Interno(a) - 1649919 - WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR
Externo(a) à Instituição - ADRIANA MARQUES DE OLIVEIRA - FUFGD
Externo(a) à Instituição - SIDILENE AQUINO DE FARIAS - UFAM
Notícia cadastrada em: 07/07/2023 08:34
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 29/04/2024 00:45