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Banca de QUALIFICAÇÃO: KEITY ELEN DA SILVA MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KEITY ELEN DA SILVA MELO
DATA : 14/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO:

O compartilhamento do cuidado e educação infantil com as famílias: um estudo de caso envolvendo um grupo de crianças de três anos

 
 

PALAVRAS-CHAVES:

Educação infantil; cuidado; famílias; compartilhamento; crianças

 
 

PÁGINAS: 80
RESUMO:

O presente projeto de tese de doutorado tem por objetivo geral compreender como se dá o compartilhamento do cuidado e educação infantil com as famílias de um grupo de crianças de três anos, pela lente do olhar das famílias, dos profissionais e documentos orientadores do trabalho pedagógico da instituição. A pesquisa se apoia na teoria bioecológica do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner (1999, 2006), que postula que o desenvolvimento humano da infância à velhice é influenciado por mudanças ocorridas em ambientes próximos e remotos em que a pessoa em desenvolvimento está contida. Em consonância a essa teoria, esta pesquisa situa-se no contexto do mesossistema, enfocando, as inter-relações entre os microssistemas, instituição de educação infantil e famílias. Esta investigação será realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) situado na cidade de Maceió/AL, mais especificamente, em uma turma de crianças de três anos, com funcionamento em tempo integral. Participarão da pesquisa profissionais do CMEI, como professor(a) da turma de crianças, gestor(a) e coordenador(a) pedagógica, além das famílias das crianças da turma. Como questionamentos, busca-se responder: Como se dão as relações entre o CMEI e as famílias? Como as famílias das crianças, considerando os diferentes tipos, e os/as profissionais do CMEI percebem essa relação? Que mecanismos e estratégias de aproximações são usados pelo CMEI no compartilhamento do cuidado e educação das crianças com as famílias? Qual o lugar que as famílias ocupam nos documentos que orientam o trabalho pedagógico do CMEI? Em termos metodológicos, a pesquisa orienta-se pelos princípios da abordagem qualitativa (CRESWELL, 2004) e caracteriza-se como um estudo de caso (ANDRÉ, 2013; YIN, 2015; BECKER, 1993), que consiste em uma investigação que busca desvelar um fenômeno em sua profundidade e em seu contexto de vida real (YIN, 2015), a partir do uso de múltiplas fontes de informação. As fontes a serem utilizadas para as descobertas do caso, nesta pesquisa, são: questionário perfil, entrevista semiestruturada, observação, grupo focal, conversas informais e análise documental. A análise dos dados se apoiará na análise por triangulação de métodos (GOMES et al., 2005; MINAYO, 2005).

 
 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1546052 - LENIRA HADDAD
Interno(a) - 1674840 - CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
Interno(a) - 1259499 - GIVANILDO DA SILVA
Externo(a) à Instituição - SILVIA HELENA VIEIRA CRUZ - UFC
Externo(a) à Instituição - ISABEL DE OLIVEIRA E SILVA - UFMG
Notícia cadastrada em: 11/07/2023 20:59
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