PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: MAYARA TELES VIVEIROS DE LIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAYARA TELES VIVEIROS DE LIRA
DATA : 22/08/2023
HORA: 09:30
LOCAL: CEDU a distância
TÍTULO:

ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ADOTADAS PELOS DOCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA, DURANTE O PERÍODO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, NA PANDEMIA DA COVID-19


PALAVRAS-CHAVES:

Estratégia de avaliação da aprendizagem. Ensino remoto emergencial. Formação de professores.

 


PÁGINAS: 181
RESUMO:

Esta pesquisa analisou como ocorreu o processo de avaliação da aprendizagem em meio ao ensino remoto emergencial (ERE) ofertado no período letivo excepcional (PLE) da. A questão desta pesquisa é a seguinte: Como ocorreu o processo avaliativo, e especificamente, quais os tipos de estratégias de avaliação da aprendizagem que foram evidenciadas no contexto ERE, em meio ao período pandêmico, nos cursos de formação inicial dos estudantes dos cursos de licenciaturas da UFAL - Campus A.C. Simões? Defende-se a tese de que apesar de o Ensino Remoto Emergencial vir como proposta temporária, esta experiência pode gerar uma mudança de paradigma na prática do/a professor/a. Uma vez que favoreceu o estabelecimento de estratégias de avaliação das aprendizagens ativas voltada, com mais evidências, à uma avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Estas evidências de avaliação colocam o estudante numa posição central do processo ensino e aprendizagem, e tem maior ênfase na avaliação como processo e não somente no seu fim, trazendo assim contribuiçõespara os cursos de licenciaturas. Apresenta-se como objetivo geral: identificar quais as estratégias de avaliação da aprendizagem foram mais evidenciadas pelos docentes-cursistas do Programa de Formação Continuadaem Docência (Proford) no contexto do ERE, durante o período pandêmico, no processo de formação inicial dos estudantes dos cursos de licenciaturas da UFAL, Campus A.C. Simões. O universo da pesquisa é formado pelos professores da UFAL com ênfase nas licenciaturas que participaram dos cursos ofertados pelo Proford. A coleta de dados foi realizada por meio de observação e entrevista, além da análise dos planos de curso e do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/Moodle); foi realizada entrevista semiestruturada e coletada de notas de campo. Este estudo apresenta a metodologia de abordagem qualitativa, pesquisa exploratória descritiva, do tipo estudo de caso. Destacam-se como participantes da pesquisa 12 professores das licenciaturas/áreas, da UFALcampus A.C. Simões: (CEDU), Instituto de Matemática (IM), Instituto de Química e Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no contexto do isolamento social instaurado no
período da pandemia de Covid-19 Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Centro de Educação Faculdade de Letras (FALE), Biotecnologia (IQB). Para a realização de contato com os participantes da pesquisa, o programaforneceu os contatos dos professores que fizeram os cursos voltados à avaliação e a utilização A análise dos dados demonstrou relevantes mudanças quanto as estratégias de avaliação apoiadas no uso das TDIC, uma tendência a realização de avaliação formativa, bem como uma diversidade quanto ao uso das TDIC. As estratégias de avaliação foram: verificação de conceitos prévios, interesses e realidade dos estudantes; verificação e acompanhamento da aprendizagem; estudante como centro de sua aprendizagem; troca efetiva de feedback; autoavaliação; trabalhos em grupo e individuais; interação estudante-conteúdo-professor- estudante de forma mútua; verificação da aprendizagem de forma diversificada considerando a realidade dos estudantes. O que evidenciou a tendência de uso do tipo de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa, que foi realizada a partir da aplicação de instrumentos como: prova, seminário, contrução de e-book, resumos, wiki, fichamentos, mapas mentais, por meio do uso das diversas TDIC como jamboard, whatsApp, nuvem de palavras, blog, gravadores de áudio, entre outros descritos nessa tese. O estudo demonstrou a mudança no trabalho do professor no que se refere à sua avaliação no antes e pós-pandemia validando a tese inicial.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3288419 - CLEIDE JANE DE SA ARAUJO COSTA
Interno(a) - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Externo(a) ao Programa - 4725102 - IVANDERSON PEREIRA DA SILVA
Externo(a) à Instituição - JOÃO BATISTA BOTTENTUIT JÚNIOR - UFMA
Externo(a) à Instituição - ROSÁRIA ILGENFRITZ SPEROTTO - UFPel
Notícia cadastrada em: 22/07/2023 22:41
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