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Banca de QUALIFICAÇÃO: LAYSE MARIA DOS SANTOS FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAYSE MARIA DOS SANTOS FERREIRA
DATA : 22/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Remota
TÍTULO:

Os efeitos da videomodelação na implementação do ensino incidental por professores


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino incidental, professores, Transtorno do Espectro Autista, videmodelação


PÁGINAS: 50
RESUMO:

As intervenções baseadas na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) são caracterizadas por serem intensivas e demandarem profissionais capacitados para a sua condução. Por essa razão, atualmente, observa-se um aumento de estudos que têm ensinado a aplicação de procedimentos de ensino baseados na ABA para professores, pais e profissionais que atuam com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Um desses procedimentos é o ensino incidental, o qual pode ser aplicado durante a rotina da criança em diversos contextos, sendo que professores, pais e profissionais devem arranjar o ambiente de modo que ela se sinta motivada a iniciar uma interação. O objetivo do presente trabalho foi verificar a eficácia da videomodelação para ensinar professores a aplicar o procedimento de ensino incidental. Três estudos serão conduzidos, sendo que o primeiro, que já foi finalizado, consistiu de uma revisão sistemática da literatura sobre o ensino da aplicação do ensino incidental, a partir das recomendações do PRISMA. As buscas foram realizadas nas bases de dados PycoInfo, Pubmed, Web of Science, Education Resources Information Center (ERIC) e Periódicos Capes com a palavra de busca “incidental teaching”. Foram encontrados 776 artigos, sendo que 31 atenderam aos critérios de inclusão. Professores foram os participantes mais frequentes nos estudos encontrados, seguidos de pais e auxiliares de ensino de crianças com TEA. A maior parte dos estudos utilizou delineamento de linha de base múltipla entre participantes e o Behavioral Skills Training (BST) como procedimento de ensino. Grande parte dos estudos ensinou a aplicação do ensino incidental no contexto do ensino de comportamento verbal vocal. Os resultados mostraram que diversas populações aprenderam a aplicar o ensino incidental. Além disso, demonstraram que houve um aumento na integridade da aplicação e na frequência de utilização, bem como a manutenção e a generalização da aplicação. O Estudo 2, que está em andamento, consiste na confecção e na validação de um vídeo para ensinar a aplicação do ensino incidental. Inicialmente, foi realizada uma análise de tarefas para identificar os passos necessários para uma aplicação correta do ensino incidental. Esta análise resultou em 25 passos. Posterior a isso, foi confeccionado um vídeo o qual descreve os 25 passos necessários para uma aplicação correta do ensino incidental e exemplifica a aplicação por meio da demonstração de um episódio de ensino incidental. A primeira versão do vídeo será analisada pelos docentes que farão parte da banca do exame de qualificação da pesquisadora, o que funcionará como a validação de seu conteúdo. O Estudo 3, que terá início após a validação do vídeo, consistirá na apresentação do mesmo para professores para ensiná-los a aplicar o ensino incidental. Espera-se que este trabalho contribua para a literatura sobre o ensino da aplicação de procedimentos baseados na ABA para professores de crianças com TEA por meio da análise dos efeitos de um único procedimento, a videomodalação, o que contrasta com a maior parte dos estudos da área que têm utilizado o BST, o qual consiste em um conjunto de procedimentos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1925412 - DANIELA MENDONCA RIBEIRO
Interno(a) - 2343573 - LEONARDO BRANDAO MARQUES
Interno(a) - 1121256 - NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES
Externo(a) à Instituição - PRISCILA BENITEZ - UFABC
Externo(a) à Instituição - CARMEN SILVIA MOTTA BANDINI - UNCISAL
Notícia cadastrada em: 24/07/2023 15:40
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