PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO DE MELO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUSTAVO DE MELO SILVA
DATA : 29/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: CEDU/UFAL
TÍTULO:

Agir Comunicativo, Litígios Sociais e Formas de Reconhecimento: implicações educativos-filosóficas e jurídicas


PALAVRAS-CHAVES:

Litígio. Eticidade. Educação14


PÁGINAS: 80
RESUMO:

O presente estudo tem como escopo investigar as complexas influências mútuas entre educação, litígios sociais e formas de reconhecimento na conjuntura do Estado de Alagoas, com ênfase nas implicações educativo-filosóficas e jurídicas desse fenômeno. A seguir uma abordagem interdisciplinar, a análise procura aprofundar a compreensão do dinamismo social e jurídico que permeia as contendas na região e como esses elementos estão interligados. Na seara dos litígios sociais, o estudo abarcará momentos históricos importantes que moldaram a atual realidade social, tais como conflitos territoriais e desigualdades socioeconômicas. Ao compreender as gêneses desses litígios, será possível relacionar as questões em discussão e oferecer percepções valiosas para a possível resolução desses problemas. Ademais, o estudo examinará os pressupostos e fundamentos do Estado de Direito Democrático, ponderando a intersecção entre moralidade e eticidade na abordagem de litígios sociais à luz o pensamento habermasiano. Por meio dessa abordagem, será possível entender a função das instituições jurídicas e políticas na resolução dos conflitos e na criação de uma sociedade dotada de justeza e igualdade. A definição do reconhecimento intersubjetivo também será objeto da pesquisa, averiguando como a ausência de reconhecimento pode impactar a interação dos litígios sociais e suas implicações no mundo da vida. Nesse sentido, busca-se entender como a educação crítica pode exercer um papel transformador, operando como um mecanismo para a ascensão do reconhecimento mútuo, empático e inclusivo, e para a edificação de uma sociedade mais solidária e consciente do seu papel de integrado. Em última análise, o estudo busca contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes, criando um ambiente político e jurídico, além de educacional dotado de acessibilidade e equidade, valorizando e respeitando a dignidade da pessoa humana de todos os seus membros. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Interno(a) - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Interno(a) - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Externo(a) à Instituição - ERMANO RODRIGUES DO NASCIMENTO - UNICAP
Externo(a) à Instituição - LUIZ ALBERTO RIBEIRO RODRIGUES - UPE
Notícia cadastrada em: 28/07/2023 13:45
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