PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO RODRIGO TAVARES ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO RODRIGO TAVARES ARAÚJO
DATA : 01/09/2023
LOCAL: CEDU ONLINE

CRIAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE DA METAFORMOSE DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL VERSUS O IDEÁRIO NEOLIBERAL A PARTIR DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL

Educação Profissional e Tecnológica, Criação dos Institutos Federais de Educação, Políticas públicas de educação, Nova institucionalidade, neoliberalismo.

A presente tese em curso, busca analisar a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e sua nova institucionalidade versus o ideário neoliberal vigente no Brasil. A mesma é fruto de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós – Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas – CEDU - UFAL e do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Sociais e Educação (GEPE). Aqui defendemos a tese de que: a criação dos Institutos Federais através da Lei nº 11.892/2008, criou uma nova institucionalidade que é para nós uma revolução na educação brasileira, tendo em vista sua originalidade e a combatividade ao ideário neoliberal do país, a partir do rompimento com a legislação neoliberal através de seus novos marcos regulamentários. Nosso recorte cronológico corresponde aos anos de 2008-2014, período relacionado a primeira e segunda fase da expansão da Rede Federal de Educação Profissional. A justificativa para nossa pesquisa é que a Nova Política de Educação Profissional e Tecnológica a partir de 2008, oportuniza em nossa concepção uma educação integral, sobretudo, através do ensino médio integrado. Nosso referencial teórico utilizado em nosso estudo é com base no materialismo histórico com base nas obras de Karl Marx, de Gramsci (1988), Mészáros (2005), Martins (2018), Saviani (2004), Ortigara & Ganzeli (2013), Rua (2014), Nosella (2011), Ciavatta, (2005, 2010, 2018), Dante (2016), Kuenzer (2006), Ramos (2011), Frigotto (2012), Machado (2011), Otranto (2010), entre outro teóricos do campo da educação profissional e das políticas públicas de educação profissional. Nossa pesquisa é de caratér descritvo, documental, quanti –qualitativo e de natureza bibliográfica, baseada nas pesquisas e leituras dos conteúdos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertaçãoes (BDTD),  no banco de Dissertações e Teses da CAPES, da biblioteca eletrônica de períodicos científicos SCIELO e do Goolgle Acadêmico, acrescentando-se, a utilização de entrevistas e e questionário semi-estruturado. A análise continua em andamento, tendo em vista que estamos na fase de qualificação da tese e a conclusãao só teremos com o término da pesquisa e defesa da tese.

Presidente - 1658973 - ELIONE MARIA NOGUEIRA DIOGENES
Interno(a) - 1259499 - GIVANILDO DA SILVA
Interno(a) - 1321168 - INALDA MARIA DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - AMONE INACIA ALVES - UFG