PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: SAMARA CAVALCANTI DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAMARA CAVALCANTI DA SILVA
DATA : 14/09/2023
LOCAL: meet.google.com/zbr-rqqs-yrk

A INCLUSÃO E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES E VIVÊNCIAS DE LICENCIANDAS EM PEDAGOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA (COVID-19)

Covid-19. Pedagogia. Exclusão. Educação Inclusiva. Formação Inicial.

A presente pesquisa discute as vivências construídas no Programa Residência Pedagógica (PRP), na perspectiva da pesquisa crítica de colaboração e da Educação Inclusiva durante o período de isolamento social provocado pela Pandemia (Covid-19). Assim, buscamos analisar como as experiências vivenciadas no PRP podem contribuir na formação inicial das licenciandas em Pedagogia de uma Universidade pública estadual, no tocante da Educação Inclusiva. E, como objetivos específicos: apreender as significações acerca da inclusão apresentadas no PRP; (2) investigar como as práticas propostas no âmbito do PRP, a partir da pesquisa crítica de colaboração, podem suscitar o desenvolvimento de experiências inclusivas; e, por fim, (3) apreender os limites e as possibilidades das experiências inclusivas vivenciadas no PRP, com base na colaboração crítica, na formação inicial das residentes. As discussões foram pautadas na psicologia sócio-histórica e em outros referenciais fundamentais para a temática. A pesquisa realizada foi do tipo crítica de colaboração, com 14 (quatorze) participantes vinculadas ao curso de Licenciatura em Pedagogia de uma instituição estadual do Nordeste. A produção de dados se deu a partir de entrevistas, sessões reflexivas (individuais e coletivas), gravadas em áudio e vídeo, via Meet, além da análise documental do projeto institucional, relatórios finais e cartas produzidas pelas participantes. O corpus empírico foi construído entre os meses de dezembro de 2021 e abril de 2022, e a análise utilizou os núcleos de significação e a de conteúdo temática, organizadas em 05 (cinco) manuscritos. No primeiro intitulado “Inclusão e o Programa Residência Pedagógica: significações de licenciandas sobre a inclusão do público-alvo da educação especial” evidencia-se que as participantes possuem significações que focalizam a perspectiva clínica da pessoa com deficiência. O segundo “O Programa Residência Pedagógica e a Inclusão na escola: significações sobre as práticas observadas em tempos de pandemia (covid-19)” aponta para as significações que focalizam os processos de exclusão vivenciados por muitos estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). O terceiro “Educação inclusiva, o Programa Residência Pedagógica e a pandemia: reflexões sobre as práticas” sinaliza para as diferentes práticas desenvolvidas na escola campo do PRP, com e sem adaptações específicas, bem como o trabalho solo e a responsabilização do docente e das estudantes nas vivências na PRP. Já o quarto manuscrito “O Programa Residência Pedagógica e a Inclusão: o (re)pensar das residentes sobre as práticas vivenciadas” apresenta o reconhecimento da exclusão vivenciada pelos estudantes PAEE nas escolas campo do PRP, além de reconhecer a importância da pesquisa, aponta que não foi suficiente para o desenvolvimento de práticas inclusivas no PRP. Por fim, o último manuscrito intitulado “Inclusão e o Programa Residência Pedagógica (PRP): reflexões sobre os relatórios e cartas produzidas pelas residentes”, destaca os limites e as possibilidades no sentido do estudo da inclusão ao longo do PRP e, ainda, remete o silenciamento, em algumas cartas e relatórios, acerca das práticas, inclusão e exclusão do PAEE na escola campo do PRP. Em síntese, houve um movimento de reflexão acerca da proposição de práticas voltadas aos estudantes PAEE ao longo da pesquisa, mas, as práticas desenvolvidas e repensadas foram, essencialmente, articuladas ao processo de responsabilização docente e dos estudantes PAEE. Apreendemos que as experiências vivenciadas no PRP foram importantes para o contato e o desenvolvimento de práticas com os estudantes do PAEE, pela maioria das participantes da pesquisa. Entretanto, as experiências no PRP e na pesquisa crítica de colaboração não foram suficientes para transformar a realidade imposta pelo distanciamento social e alcançar de forma efetiva uma prática inclusiva no espaço da escola campo do PRP, durante a Pandemia (Covid-19). Por fim, as análises permitem corroborar a tese que as práticas formativas do PRP não são suficientes para transformar a realidade imposta pelo distanciamento social e pela realidade vivenciada pelas participantes na retomada ao ensino presencial, de modo a alcançar uma prática inclusiva na escola campo do PRP.

Interno(a) - 4338324 - ELISANGELA LEAL DE OLIVEIRA MERCADO
Interno(a) - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Interno(a) - 1121256 - NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES
Externo(a) ao Programa - 2638145 - BRUNO CLEITON MACEDO DO CARMO