A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DURANTE O ENSINO ONLINE EMERGENCIAL: objetivos formativos e
narrativas docentes dos professores da Rede Estadual de Alagoas.
Formação Continuada. TDIC. Ensino Online Emergencial. Competências Digitais Docentes
Diante das especificidades impostas pela pandemia de Covid-19 à educação nos anos de
2020 e 2021, as Secretarias de Educação, ao desenharem suas estratégias de ensino e de aprendizagem, necessitarampropor estratégias para a formação dos professores, em especial a fim de garantir o exercício da profissão no formato que se impunha, de Ensino Online Emergencial (EOE). Diante deste cenário, a pesquisa tem por objetivo mapear a estratégia de formação continuada da RedeEstadual de Alagoas adotada durante o biênio de 2020 e 2021, especialmente com relação ao papel das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), buscando responder qual a contribuição dessas iniciativas para o desenvolvimento da cultura digital nas escolas no contexto presencial de aulas. De cunho qualitativo, o percurso metodológico da pesquisaenvolveaanálise documental a partir dos documentos oficiais publicados pela Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC/AL)desde o princípio do estado pandêmico, até a retomada das aulas presenciais em definitivo, dando ênfase à estratégia adotada pelo Estado para a formação de seus professores voltada para as TDIC durante os anos de 2020 e 2021.Além disso, visando a aproximação e o diálogo com os sujeitos envolvidos no processo formativo, a pesquisa segue ancorada na metodologia de narrativas (auto)biográficas de professores, por meio de entrevistas semiestruturadas com professores da Rede Estadual de Alagoas, com o recorte geográfico do município de Maceió, acerca de suas vivências formativas durante os anos de 2020 e 2021 e a aplicabilidade das aprendizagens adquiridas e competências digitais docentes desenvolvidas nesse período, bem como no processo de retorno das atividades educacionais presenciais.O texto estrutura-se com início na revisão de literatura sobre formação continuada e TDIC, a visão histórica sobre as políticas públicas de formação para TDIC no país e as principais matrizes de competências digitais docentes. Na sequência, aprofunda-se na formação continuada durante o período de EOE. Após, analisam-se os dados documentais, descrevendo o EOE na Rede alagoana em diálogo com os referenciais teóricos. Por fim, em capítulo ainda em desenvolvimento, discutir-se-á a respeito das narrativas docentes dos professores da Rede Estadual de Alagoas.