PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA SANTOS MOTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA SANTOS MOTA
DATA : 05/10/2023
LOCAL: Remota

O uso da videomodelação para ensinar professores a estabelecerem objetivos de ensino para estudantes com Transtorno do Espectro Autista

professores, objetivos de ensino, Transtorno do Espectro Autista, videomodelação

A intervenção baseada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) tem sido amplamente utilizada para o tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As principais características desta intervenção referem-se ao fato de ela ser intensiva, individualizada, atuar em diversas áreas do desenvolvimento, realizada no formato um para um antes de ser realizada em grupo e em ambientes naturais, incluir objetivos orientados por marcos do desenvolvimento e ensinar cuidadores a atuarem como coterapeutas. Verifica-se, portanto, que o estabelecimento de objetivos é uma característica fundamental da intervenção baseada na ABA, permitindo que ela seja direcionada, eficaz e adequada às necessidades individuais da pessoa com TEA. Os objetivos do presente trabalho são analisar a literatura sobre o ensino do estabelecimento de objetivos e ensinar professores a estabelecerem objetivos de ensino para crianças com TEA por meio de videomodelação. Para isso, três estudos serão conduzidos. O Estudo 1, que já foi concluído, consistiu em uma revisão sistemática da literatura para identificar e analisar estudos que tenham ensinado professores, terapeutas e pais de crianças com TEA a estabelecerem objetivos de ensino. A busca foi realizada nas bases de dados: Education Resources Information Center (ERIC), PsycINFO e Periódicos Capes, com a string de busca: "target behavior" OR "learning objective" OR "training goal" OR "goal-setting" OR "behavioral objective" AND "behavior analysis" AND training. Apenas dois estudos, os quais descreviam três experimentos, contemplaram os critérios de inclusão. Dois desses experimentos expuseram pais e cuidadores de crianças e adolescentes com TEA a explicações sobre temas específicos (p. ex., sexualidade, higiene) e, em seguida, solicitaram que eles propusessem objetivos de ensino relacionados a cada tema. O terceiro experimento ensinou professores de educação especial a estabelecerem objetivos de ensino por meio de instrução didática, modelagem, coaching e feedback corretivo imediato. O Estudo 2, que está em andamento, consiste na confecção e na validação de um vídeo para o ensino do estabelecimento de objetivos. Até o momento, foi realizada uma análise de tarefa para identificar os passos necessários para se estabelecer um objetivo de ensino. As etapas seguintes do Estudo 2 consistirão na confecção do vídeo e na sua validação. E o Estudo 3 consistirá na utilização do vídeo para ensinar professores de uma escola pública a estabelecerem objetivos de ensino. Os resultados do estudo contribuirão para a literatura sobre o treino de profissionais e de cuidadores para a aplicação de procedimentos baseados na ABA por meio do desenvolvimento de um material para ensinar o estabelecimento de objetivos, que é uma etapa fundamental de intervenções baseadas na ABA.

Presidente - 1925412 - DANIELA MENDONCA RIBEIRO
Interno(a) - 2343573 - LEONARDO BRANDAO MARQUES
Interno(a) - 1121256 - NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES
Externo(a) à Instituição - PRISCILA BENITEZ