PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: RAYZA KRYS RODRIGUES DE SOUZA BARBOSA

DISCENTE : RAYZA KRYS RODRIGUES DE SOUZA BARBOSA
DATA : 22/09/2023
LOCAL: CEDU online

A PRODUÇÃO DE PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS: ANÁLISE CRÍTICA DAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS (2016 - 2020)

Educação Física. Epistemologia da Educação Física. Produção do conhecimento.

A pesquisa se insere na Rede (LEPEL) - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte & Lazer, que trata da problemática da produção do conhecimento através da linha de estudos (EPISTEF) Epistemologia da Educação Física. Este estudo parte da compreensão de educação vista como trabalho, este considerado como não material, ou seja, os conhecimentos construídos historicamente pela humanidade em forma de atividade do homem com sua natureza social e histórica. Dessa forma, nos questionamos: Quais as concepções de Educação e Educação Física presentes nas produções científicas com a temática ‘escola’ dos docentes que atuam nos cursos de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (Campus A.C. Simões e Campus Arapiraca)? O objetivo da pesquisa é analisar as produções científicas dos mestres e doutores que atuam nos cursos de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (Campus A.C. Simões e Campus Arapiraca), identificando proposições teóricas e pedagógicas, com destaque para o que vem sendo defendido enquanto pressupostos ontológicos em cada produção científica analisada. Para tanto, retomamos o banco de dados, onde fizeram parte do estudo um total de 57 produções científicas. A partir do grupo temático ‘Escola’ foram analisadas um total de oito produções científicas. Para analisarmos as dissertações e teses partimos de uma aproximação do método materialista histórico-dialético, bem como da metodologia da análise epistemológica, com base na Matriz Epistemológica proposta por (SÁNCHEZ GAMBOA, 2006, p. 41, apud SILVA, 2014, p. 58). A partir da compreensão dos pressupostos ontológicos presentes nas produções científicas, pudemos discutir acerca das problemáticas da Educação e da Educação Física, pois estes pressupostos estão diretamente associados ao tipo de projeto histórico presente na e para a sociedade à qual se pretende formar. Assim, consideramos que os indivíduos, essencialmente históricos, frutos das relações sociais, não devem estar alheios às discussões educacionais, porque delas devem advir às condições materiais históricas para que esses indivíduos se constituam humanos transformando assim, os fenômenos da sua realidade.

Interno(a) - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Externo(a) ao Programa - 1130452 - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL - nullExterno(a) ao Programa - 1692137 - JOELMA DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE - nullPresidente - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Notícia cadastrada em: 01/09/2023 17:07
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 29/04/2024 02:50