PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: ISABEL CRISTINA OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABEL CRISTINA OLIVEIRA DA SILVA
DATA : 29/09/2023
LOCAL: Google-meet

JOVENS/MULHERES DA PEDAGOGIA EM MOBILIDADE GEOGRÁFICA DIÁRIA E SEUS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO COMO ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS: contribuições das narrativas biográficas das experiências formativas

Experiências formativas. Estudantes universitárias. Jovens mulheres. Mobilidade geográfica diária. Pesquisa biográfica. Pedagogia. Universidade.

Esta pesquisa estudou processos de construção de si como estudantes universitárias, de jovens/mulheres em mobilidade geográfica diária. Sendo de natureza qualitativa, se trata de uma pesquisa biográfica em educação, com enfoque hermenêutico, na interface com estudos da história de vida e da pesquisa (auto)biográfica no Brasil.  Foram analisados os modos como as jovens interpretam as suas experiências formativas em relação aos contextos socioculturais a que estão inseridas e como essas experiências interagem na sua construção enquanto estudantes. Teve como questão de pesquisa: Quais as implicações da condição de ser jovem/mulher em mobilidade geográfica diária para os processos de construção de si como estudantes universitárias? Para tanto, foram realizadas entrevistas biográficas com três jovens que estavam entre o sétimo e o oitavo período. Cada entrevista aconteceu separadamente, permitindo compreender o processo educativo em suas singularidades. Foram dois encontros com cada estudante, perfazendo um total seis entrevistas e 10 horas de transcrição narrativa. Em decorrência do cenário epidemiológico da COVID-19 (SARS-CoV-2), foi realizado um estudo exploratório prévio, a partir de um questionário eletrônico com a participação de vinte e quatro estudantes. Tal questionário serviu de aproximação ao lócus, já que, devido ao período pandêmico, não foi possível tecer observações diretas. Os resultados desse questionário apontaram as dificuldades financeiras, a maternidade, o trabalho, o assédio e a violência, associados ao desgaste da mobilidade diária, vivenciadas pelas jovens. Esses elementos interferiam no cotidiano acadêmico, com poucas horas para vivenciá-lo na interface entre o ensino, pesquisa e extensão. Essas informações foram imprescindíveis a condução do segundo e mais importante procedimento: a entrevista biográfica em educação, ao permitir tecer algumas questões para os momentos individuais. Nas narrativas, as jovens deram sentidos as suas experiências, elaborando uma história de sua formação. Nesta, as condições do transporte para o deslocamento foi uma das grandes dificuldades para a participação da vida acadêmica. Eram recorrentes os relatos dos problemas vividos em relação ao longo tempo de espera do transporte; de transtorno quando quebrava, sobretudo, em períodos chuvosos, em razão das atividades avaliativas; bem como, a falta de rede de apoio em Maceió, em relação a qualquer eventualidade. Mesmo com todos os desafios, para estas jovens, a universidade se mostrou como mediadora da transformação de suas realidades, impulsionando a elaboração de novas perspectivas sobre a formação de si e de projeto profissional. Deste modo, evidenciou-se que ser estudante universitária é uma construção experiencial e não linear, que envolve aprendizados intelectuais, institucionais e subjetivos, os quais produzem impactos na formação. Por fim, identificou-se a importância de incrementar a matriz curricular do curso, com espaços formativos com o enfoque narrativo, seja por meio de disciplinas, projetos de extensão ou situações de orientação pedagógica, pautadas na relação biográfica com as aprendizagens. Considera-se que tais espaços poderiam contribuir para viabilizar processos formativos com reflexividade, tanto individual, quanto coletiva, com a possibilidade de articulação e ressignificação dos conhecimentos apropriados nos diferentes âmbitos da universidade, em relação com aqueles de outros espaços sociais.

Presidente - 1646580 - ROSEMEIRE REIS DA SILVA
Interno(a) - 1259499 - GIVANILDO DA SILVA
Interno(a) - 2217140 - VALÉRIA CAMPOS CAVALCANTE
Externo(a) à Instituição - ANA MARIA FREITAS TEIXEIRA