PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: THAINY KLEIA DA SILVA LIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAINY KLEIA DA SILVA LIRA
DATA : 29/09/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO:

Constituir-se  professor/a de Educação  Infantil no Estágio  Supervisionado na Educação  Infantil: contributos  da relação Universidade  e Campo Profissional

 

PALAVRAS-CHAVES:

Educação infantil. Estágio supervisionado. Relação universidade e campo profissional.

 

PÁGINAS: 120
RESUMO:

Este projeto de tese de doutorado, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), tem por objetivo compreender como a formação profissional por meio do estágio supervisionado em Educação Infantil se potencializa na relação entre universidade e campo profissional. Esse objetivo se desdobra em quatro objetivos específicos: 1) Analisar como a relação Universidade e Campo Profissional tem sido discutida nas produções científicas sobre o estágio supervisionado em Educação Infantil nos cursos de pedagogias; 2) Compreender como os cursos de Pedagogias presenciais das Universidades Federais das capitais brasileiras têm dado atenção à relação da Universidade e campo profissional no estágio supervisionado em Educação Infantil; 3) Aprofundar o conhecimento de experiências das Universidades Federais das capitais brasileiras que valorizam a relação da Universidade e campo profissional no estágio supervisionado em Educação Infantil a partir do ponto de vista dos docentes supervisores das universidades, professores dos campos de estágio e alunos(as) dos cursos de pedagogias; 4) Identificar as dimensões essenciais e desejáveis para uma efetiva relação Universidade e Campo Profissional no contexto do estágio supervisionado em Educação Infantil. A pesquisa se desenvolve em torno de três eixos: Formação Docente; Estágio Supervisionado; e Formação docente e Estágio Supervisionado na Educação Infantil. No primeiro eixo as discussões são postas a partir das contribuições de autores(as) que trazem a defesa da relação da universidade com o campo profissional no processo de formação de professores, tais como: Nóvoa (2012, 2017, 2019, 2022); Pimenta e Almeida (2011), Imbernón (2009, 2011, 2016), Zeichner (2010), Formosinho (2002, 2009), Freire (2019), Behrens, (2007), Gatti (2010,2014, 2017), Tardif (2014). A temática do segundo eixo é discutida a partir das contribuições de pesquisadores(as) que tratam do estágio e da relação Universidade-campo profissional pelo estágio: Pimenta (1995); Pimenta e Lima (2017); Zabalza (2014): Pimenta e Aroeira (2018); Aroeira (2018); Calderano (2017); Oliveira (2011). O último eixo traz um diálogo com autores(as) que tratam da formação docente na Educação Infantil e as especificidades do estágio nessa etapa da educação básica, tais como: Haddad e Cavalcante (2019); Folque (2018); Silva (2019); Gomes (2009, 2012); Kishimoto (2002); Oliveira-Formosinho (2002); Girotto e Castro (2013); Ostetto (2008a, 2008b, 2012, 2019, 2023); Anjos e Miller (2014); e Magalhães (2023). Buscamos nessa pesquisa responder ao seguinte questionamento: Como a formação profissional por meio do estágio supervisionado em Educação Infantil se potencializa na relação entre universidade e campo profissional? Trata-se de uma pesquisa qualitativa (YIN, 2019) e se caracteriza como um estudo de caso, que consiste em uma investigação que busca desvelar um fenômeno em profundidade e em seu contexto de mundo real (YIN, 2015). Pretende-se realizar estudo de caso em três Universidades Federais do país, envolvendo análise documental, questionário, entrevista semiestruturada e observação participante. A pesquisa ainda se caracteriza como método misto, o que possibilita ao pesquisador misturar métodos, técnicas, abordagens para responder à questão problema (YIN, 2015). Assim, a abordagem de co-design (CAIXETA; FABRÍCIO, 2018) também será adotada. Os dados serão analisados nos princípios da Análise de Conteúdo de Bardin (2020), considerando as seguintes etapas: organização, codificação, análise de conteúdo, e categorização. Busca-se com essa pesquisa contribuir com o debate no meio acadêmico de modo que possa potencializar a formação dos professores de educação infantil por meio da relação da Universidade com o Campo Profissional no Estágio Supervisionado em Educação Infantil, assim como tecer discussões que contribuam com as políticas públicas de formação.

 

 

MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 4338324 - ELISANGELA LEAL DE OLIVEIRA MERCADO
Presidente - 1546052 - LENIRA HADDAD
Externo(a) à Instituição - LUCIANA ESMERALDA OSTETTO - UFF
Externo(a) à Instituição - MARIA ASSUNÇÃO FOLQUE
Externo(a) à Instituição - MARIA CARMEN SILVEIRA BARBOSA - UFRGS
Interno(a) - 3246943 - MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ FREITAS
Notícia cadastrada em: 04/09/2023 13:28
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