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Banca de DEFESA: ALEX VIEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEX VIEIRA DA SILVA
DATA : 28/11/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Centro de Educação - Defesa remota
TÍTULO:

 

 

Política de Educação em Tempo Integral no Estado de Alagoas: uma análise do Programa Alagoano de Ensino Integral


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

Política Educacional. Educação em Tempo Integral. Programa Alagoano de Ensino Integral. 


PÁGINAS: 250
RESUMO:

O objeto de estudo foi o Programa Alagoano de Ensino Integral (PALEI), tendo como campo de pesquisa a escola piloto para a implantação do Programa, da 13ª Gerência Especial de Ensino (GEE), no município de Maceió. A pesquisa teve como objetivo geral investigar o Programa Alagoano de Ensino Integral, como política de educação em tempo integral para o Ensino Médio no estado de Alagoas, tendo como objetivos específicos, a) analisar a concepção da política educacional para o Ensino Médio em tempo integral no estado de Alagoas; b) perceber/apresentar as influências dos reformadores empresariais na proposta de educação em tempo integral; c) analisar a proposta curricular do PALEI implementada no contexto da escola; d) identificar os desafios vivenciados pela escola para a implementação do PALEI. A questão norteadora foi: Como está sendo implementado o Programa Alagoano de Ensino Integral (PALEI), como política de educação em tempo integral para o Ensino Médio no estado de Alagoas? A tese defendida é a de que a formulação do Programa Alagoano de Ensino Integral, ao tomar por base a Reforma do Ensino Médio, distorceu o princípio da formação humana integral, deixando de incluir objetivos que se contrapõem às demandas imediatistas do mercado. A metodologia desenvolveu-se por meio da abordagem qualitativa, na perspectiva da pesquisa de campo. O método utilizado foi o estudo de caso (Yin, 2015). Os instrumentos de coleta de dados foram a análise documental, a entrevista semiestruturada e o grupo focal. Os participantes da pesquisa foram a equipe gestora (gestora, vice-gestora, coordenadoras pedagógicas, articuladora de ensino e secretário escolar), professores do Ensino Médio Integral e do Ensino Técnico e Profissional, integrantes do Grêmio Estudantil e o Gerente Especial de Fortalecimento da Educação em Tempo Integral e Complementar (SEDUC), além dos Supervisores do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação que atuaram entre os anos de 2015 a 2021 e dos ex-gestores da escola. Utilizou-se a Análise do Conteúdo como uma estratégia metodológica para tratamento dos dados. As categorias de análises foram Política Educacional, Educação em Tempo Integral, Programa Alagoano de Ensino Integral. Os principais resultados da pesquisa evidenciaram que: a) embora os documentos legais apresentem uma discussão, mesmo que sucinta,  sobre a formação integral dos sujeitos em todas as suas dimensões, a concepção de política educacional evidenciada no PALEI corresponde à ampliação da jornada escolar, direcionada para a formação das juventudes para atender aos objetivos das avaliações externas; b) o processo de criação do PALEI está em consonância com as políticas de cunho gerencial, respaldada em considerações político-educacionais que padronizam, homogeneízam e descaracteriza a escola e suas especificidades; c) os reformadores empresariais da educação contribuíram para a formulação de políticas educacionais com vieses mercadológicos e gerencialistas, influenciando direta ou indiretamente na organização dos processos educativos; d) as normatizações e os documentos orientadores que nortearam a criação da Política de Educação em Tempo Integral no estado de Alagoas têm como fonte basilar orientações que estão em consonância com um modelo de educação pautado na lógica do capital, cujo objetivo central é reproduzir uma perspectiva de formação corporativa para o mercado de trabalho; e) as duas propostas curriculares do PALEI estão alinhadas à Reforma do Ensino Médio, seguindo suas diretrizes e orientações, as quais se distanciam de uma formação humana integral; f) os principais desafios para a implementação do PALEI são: os recursos financeiros e humanos, infraestrutura da escola, permanência dos estudantes na escola, tempo para o planejamento das atividades, entendimento da política entre os atores da escola. Diante dos dados apresentados, pode-se inferir que o PALEI apresenta em sua concepção e organização, princípios mercadológicos, os quais evidenciam uma formação com viés capitalista, advindo da reforma do ensino médio. A formação humana integral, a qual deveria ser o cerne da política educacional, não está na base estrutural do Programa Alagoano de Ensino Integral.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1321168 - INALDA MARIA DOS SANTOS
Interno(a) - ***.196.304-** - MARIA DO SOCORRO AGUIAR DE OLIVEIRA CAVALCANTE - UFAL
Interno(a) - 1646580 - ROSEMEIRE REIS DA SILVA
Externo(a) à Instituição - CLAÚDIA DA MOTA DARÓS PARENTE
Externo(a) à Instituição - MARIA LÍLIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Notícia cadastrada em: 19/09/2023 13:34
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