PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: MARCIO YABE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCIO YABE
DATA : 30/10/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Banca remota
TÍTULO:

A EFETIVIDADE SISTÊMICA E A PROFISSIONALIDADE DOCENTE Educação Comparada entre as realidades brasileira e finlandesa


PALAVRAS-CHAVES:

Propósitos da educação. Efetividade dos sistemas educacionais. Profissionalidade. Formação de professores. Valorização profissional.


PÁGINAS: 272
RESUMO:

Este é um trabalho de educação comparada sobre os sistemas educacionais, brasileiro e finlandês  e a profissionalidade docente, com ênfase na formação inicial dos professores. Analisa também outros fatores, tais como as principais reformas educacionais, infraestrutura dos ministérios de educação e sistemas de ensino, com recorte temporal de 1970 a 2020. Por meio do conhecimento do “outro”, do Sistema de Educação da Finlândia, busca-se a compreensão de “si mesmo”, do Sistema de Educação do Brasil, a partir da análise do pressuposto de que existe um alinhamento, uma relação mútua entre a efetividade sistêmica educacional e a profissionalidade docente, na perspectiva teórico-metodológica da Administração Educacional, com abordagem crítica a partir da Sociologia da Educação e das Teorias da Dependência (Marini, 1973) e do Sistema-mundo (Wallerstein, 2005). A ênfase do trabalho é encontrada no método comparativo, na identificação das convergências e divergências entre os diversos elementos que formam o campo da Educação das duas nações, para responder aos questionamentos norteadores. A pesquisa tem abordagem qualitativa; coleta de dados bibliográficos e documentais. Tanto a constituição federal do Brasil quanto a da Finlândia determinam que todos os seus cidadãos têm direito à Educação, contudo, enquanto o sistema educacional desse país do Norte-europeu garantiu que 100% de seus cidadãos, com 25 anos ou mais, fossem alfabetizados e 99,2% dessa população concluísse a Educação Básica, resultando em transformações sociais consideráveis e relacionadas com as reformas educacionais iniciadas na década de 1970, o Brasil ainda conta com 6% da população, com 25 anos ou mais, em situação de analfabetismo e 34% que não possuem o Ensino Fundamental. Um dos fatores pelo desempenho efetivo do sistema finlandês foi encontrado na valorização e formação inicial de seus professores. Enquanto no Brasil um professor da Educação Básica só entra em sala de aula depois de cumprir uma licenciatura com carga horária mínima de 3.200 horas, na Finlândia, um docente só pode exercer sua profissão após cumprir carga horária de 8.100 horas, entre um curso de bacharelado e outro de mestrado. O estudo conclui que há efetividade e profissionalidade do “outro”, do sistema educacional finlandês e da valorização de seus professores, não chegando à mesma inferência sobre “si mesmo”, o caso brasileiro.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1646587 - EDNA CRISTINA DO PRADO
Interno(a) - 1321168 - INALDA MARIA DOS SANTOS
Interno(a) - 1030327 - LANA LISIÊR DE LIMA PALMEIRA
Externo(a) à Instituição - Ana Isabel da Câmara Dias Madeira
Externo(a) à Instituição - CLAÚDIA DA MOTA DARÓS PARENTE - UNESP
Externo(a) à Instituição - LUIS ENRIQUE AGUILAR - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 03/10/2023 17:34
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