APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: framework para a formação de grupos de alta performance
Educação; Processo de Ensino-Aprendizagem; Técnicas de Ensino-Aprendizagem; Constituição de Grupos de Estudos.
A aprendizagem colaborativa baseada em projetos (ACBP) promove o protagonismo em grupos e é alvo de estudo na literatura científica. Na educação, a ACBP desenvolve competências como criatividade e pensamento crítico, alinhando-se à Base Nacional Comum Curricular e fomentando a inovação.A formação de grupos na ACBP requer atenção, pois agrupar alunos não garante resultados automaticamente desejados. Como, segundo a literatura, a organização dos alunos pode influenciar o sucesso da atividade, neste estudo busca-sepropor uma ferramenta de autoria comoalternativa prática para formação de grupos de alta performancena ACBP. No presente trabalho, alta performance na ACBP envolve o protagonismo estudantil e o desenvolvimento de habilidades de comunicação e criatividade via investigação científica e interação; Isso exige consideraro contexto da ACBP, os professores e os alunos. Por isso, o foco deste estudo é nos professores, explorando como podem aproveitar as características individuais dos alunos, metodologias ágeis de gerenciamento de projetos e contexto educacional para formar grupos de alta performance, caracterizados pela colaboração coordenada, com distribuição de papéis e engajamentodos alunos. O propósito é criar umframework na forma de umGuia Didático, destinado a auxiliar os professores na constituição de grupos de alta performance na ACBP. Para atingir esse objetivo, a metodologia escolhida é a Design Science Research, uma vez que o objetivo central deste estudo é desenvolver um artefato. Para a análise qualitativa, foi utilizado o softwareIramuteq. Com os resultados encontrados foi possível a conclusão de que o framework proposto se mostrou funcional para o contexto, além de destacarem as metodologias ágeis como abordagem útil para acompanhamento dos grupos, podendo interferir positivamente no processo de desenvolvimento de competências e habilidades ligadas à comunicação e criatividade através da ACBP. Este estudo apresenta contribuições significativas tanto para o campo científico quanto para a educação. A pesquisa aborda a aplicação da ACBP, focando na formação de grupos, e oferece insights valiosos sobre estratégias eficazes para auxiliar os professores nesse processo. Ao explorar metodologias e abordagens inovadoras, o estudo enriquece o conhecimento acadêmico sobre práticas educacionais colaborativas e fornece diretrizes práticas para os educadores, promovendo um ambiente de aprendizagem mais engajador e eficaz.