PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: JACYELLE KARINNE BENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JACYELLE KARINNE BENTO
DATA : 30/10/2023
LOCAL: CEDU - online

TRABALHO:  O DISCURSO DA BNC-FORMAÇÃO: AVANÇO OU RETROCESSO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA?

Discurso. Educação Básica. Formação de professores. BNC-Formação. BNCC-Educação Básica.

O presente trabalho tem como objetivo geral contribuir para uma interpretação crítica da reforma dos cursos de formação de professores da educação básica, mediante análise do discurso materializado na proposta da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC- Formação) buscando compreender se a normativa pode ser considerada um avanço ou um retrocesso. Para tanto, iremos utilizar os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso (AD) fundada por Michel Pêcheux, ancorada no materialismo histórico-dialético. Essa metodologia é extremamente pertinente, pois compreende que não existe possibilidade de discurso neutro; todo discurso é regido por uma perspectiva ideológica, uma vez que ao produzir um discurso, o sujeito o faz a partir de um lugar social, colocando os seus valores, crenças, o seu modo de ver e viver o mundo. Portanto, ao materializar um discurso em um documento como este da BNC- Formação, o sujeito o faz com uma intencionalidade. O referido documento foi elaborado em gabinete antes da pandemia, sem nenhum tipo de participação popular e principalmente sem discussão participativa dos professores, coordenadores e gestores, ou seja, daqueles que estão no chão da escola, vivenciando todos os dias os problemas enfrentados pela educação básica. Compreendemos, portanto, que é necessário se manter atento ao discurso ali presente e entender quais as repercussões que ele provoca para a Formação Inicial de Professores, ao acompanhar o seu processo de implantação e mudanças curriculares nos cursos universitários para formação docente. Esta pesquisa torna-se necessária para efetuar uma leitura crítica sobre esse documento, diferente daquilo que é apresentado pelo discurso oficial dos sujeitos que o idealizaram, o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE), que nos dizem que a BNC-Formação é necessária para auxiliar a BNCC-Educação Básica nos avanços significativos a serem realizados para a educação brasileira. Buscando nosso objetivo e de acordo com a metodologia iremos discutir a função social da educação brasileira, além de compreender o conjunto de reformas que possibilitaram a construção deste documento. Utilizaremos como referencial teórico no tocante à educação: BRANDÃO (2007); FRIGOTTO (2018); MANACORDA (1997); LAVOURA et.al. (2020); SAVIANI (2007); entre outros. No que concerne à AD, trabalharemos com AMARAL (2005); PÊCHEUX (2014); COURTINE (2009); ORLANDI (2015); FLORÊNCIO et. al. (2009), entre outros.

Presidente - ***.196.304-** - MARIA DO SOCORRO AGUIAR DE OLIVEIRA CAVALCANTE - UFAL
Interno(a) - 1658973 - ELIONE MARIA NOGUEIRA DIOGENES
Interno(a) - 1259499 - GIVANILDO DA SILVA
Externo(a) à Instituição - AGUIMARIO PIMENTEL SILVA - IFAL