PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: ERICA BIANCO DE SOUZA QUEIROZ

DISCENTE : ERICA BIANCO DE SOUZA QUEIROZ
DATA : 30/11/2023
LOCAL: Remota

UNIVERSIDADE E GÊNERO: UM ESTUDO COMPARATIVO DE CURRÍCULOS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO MARANHÃO E DE ALAGOAS.

Gênero. Currículo. Educação.

O trabalho busca compreender como os cursos de formação de professores (cursos de licenciatura) da Universidade Federal de Alagoas e da Universidade Federal do Maranhão estão abordando e inserindo a temática de gênero no contexto educacional (observando as mulheres como centralidade) e como os currículos estão norteando esta prática. Enfocam-se aspectos e influências do debate de gênero na formação pedagógica desses futuros professores, sendo este tema de suma importância nas pautas sociais, a fim de estimular cidadãos reflexivos e ativos. Analisa-se portanto, a compreensão das relações de gênero, perpassando pela indissociável tríade gênero, raça e classe,  em que explicita-se o conceito de gênero segundo a teoria pós-estruturalista; a trajetória e pertencimento das mulheres na atualidade e seus desafios: sejam de violências, dificuldades de oportunidades e como estão sendo inseridos os debates das mulheres negras na sociedade; o conceito e implicações sobre o currículo, além de realizar uma análise comparativa nos currículos da UFAL e UFMA, sendo o primeiro, lócus de pesquisa anterior da autora, e o segundo, a universidade do Nordeste com maior quantitativo de licenciatura. Os procedimentos metodológicos consistiram em pesquisas documentais, inclusive realização do levantamento e investigação dos currículos oficiais expressos nos sites institucionais das universidades. A pesquisa revelou inúmeras possibilidades de inferências, dentre as quais a de que o aumento do debate de gênero tem potencial de reduzir desigualdades, sendo necessário que tais debates passem a sair do imaginário e do prisma teórico e venham permear diretamente as práticas sociais. Em contrapartida, evidencia-se também a importância de seguir esse caminho e discutir tal temática, buscando garantir uma sociedade mais justa, igualitária e anti-patriarcal.

Presidente - 1030327 - LANA LISIER DE LIMA PALMEIRA
Interno(a) - 1321168 - INALDA MARIA DOS SANTOS
Externo(a) ao Programa - 2459827 - ELAINE CRISTINA PIMENTEL COSTA - UFAL
Notícia cadastrada em: 24/10/2023 16:07