PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: LYZANDRA SANTOS DA SILVA

DISCENTE : LYZANDRA SANTOS DA SILVA
DATA : 30/11/2023
LOCAL: Centro de Educação

A “pesquisa da pesquisa” sobre alfabetização e letramento na Educação de Jovens e adultos: contributos para o aprofundamento e compreensão do conhecimento

alfabetização; letramento; alfabetização e letramento; Educação de Jovens e Adultos (EJA).

l

Esta dissertação trata-se da “pesquisa da pesquisa” que teve como objetivo geral conhecer a produção do conhecimento sobre alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em teses e dissertações, nos Programas de Pós-graduação em Educação das Universidades Federais do Nordeste, no período de 2010 a 2021. A investigação partiu da seguinte problemática: quais são os principais fundamentos teórico-conceituais e autores recorrentes da alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA), presentes em dissertações e teses em Programas de Pós-graduação em Educação das Universidades Federais do Nordeste? Essa problemática assumiu como desdobramentos: Essas produções estão presentes em todos os Programas de Pós-graduação em Educação do Nordeste? Em que Linhas de Pesquisa? Quais as contribuições e pertinências dessas produções? Quais fundamentos teórico-conceituais empregados sobre alfabetização e letramento nas produções? Para alcançar o objetivo e ‘responder’ às indagações, utilizamos a abordagem qualitativa com foco no estudo bibliográfico (Lima; Mioto, 2007) e análise documental (Ceillard, 2008). O catálogo de teses e dissertações da Capes foi nosso lócus, que permitiu depois de várias filtragens um corpora de 6 dissertações e 5 teses todas de abordagens qualitativas e,  que foram analisados considerando as categorias alfabetização na perspectiva do letramento destacando nesta  a recorrência  de Freire (1974) e Ferreiro (2007), que dialogaram com Soares (1985, 1998, 2002, 2003, 2004, 2016, 2018, 2020), Kleiman (1995, 2016), dentre outros, denotando um hibridismo de concepções; e alfabetização e letramento, focando pesquisadores/as afiliados/as aos Novos Estudos do letramento, sendo que Soares, M. (2016), ocupou um lugar de destaqueO estudo mostrou, também, que nas Pós-graduações em Educação do Nordeste, o número de produções  sobre os dois fenômenos  ainda é limitado – o que impõe a necessidade de mais estudo nesse campo do conhecimento -;  a linha educação e  linguagem, nas dissertações e teses  sobressaiu-se - e outras como  educação popular,  educação, conhecimento e cultura -, demonstram que a temática tem sua importância  o, que demonstra a possibilidade de ampliação da investigação futuramente para  ampliar o diálogo com o objeto estudado.

Presidente - 3246943 - MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ FREITAS
Interno(a) - 2546184 - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - MARIA HERMÍNIA LAGE FERNANDES LAFFIN - UFSC
Externo(a) à Instituição - REGINA MARIA DE OLIVEIRA BRASILEIRO - IFAL