A “pesquisa da pesquisa” sobre alfabetização e letramento na Educação de Jovens e adultos: contributos para o aprofundamento e compreensão do conhecimento
alfabetização; letramento; alfabetização e letramento; Educação de Jovens e Adultos (EJA).
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Esta dissertação trata-se da “pesquisa da pesquisa” que teve como objetivo geral conhecer a produção do conhecimento sobre alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em teses e dissertações, nos Programas de Pós-graduação em Educação das Universidades Federais do Nordeste, no período de 2010 a 2021. A investigação partiu da seguinte problemática: quais são os principais fundamentos teórico-conceituais e autores recorrentes da alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA), presentes em dissertações e teses em Programas de Pós-graduação em Educação das Universidades Federais do Nordeste? Essa problemática assumiu como desdobramentos: Essas produções estão presentes em todos os Programas de Pós-graduação em Educação do Nordeste? Em que Linhas de Pesquisa? Quais as contribuições e pertinências dessas produções? Quais fundamentos teórico-conceituais empregados sobre alfabetização e letramento nas produções? Para alcançar o objetivo e ‘responder’ às indagações, utilizamos a abordagem qualitativa com foco no estudo bibliográfico (Lima; Mioto, 2007) e análise documental (Ceillard, 2008). O catálogo de teses e dissertações da Capes foi nosso lócus, que permitiu depois de várias filtragens um corpora de 6 dissertações e 5 teses todas de abordagens qualitativas e, que foram analisados considerando as categorias alfabetização na perspectiva do letramento destacando nesta a recorrência de Freire (1974) e Ferreiro (2007), que dialogaram com Soares (1985, 1998, 2002, 2003, 2004, 2016, 2018, 2020), Kleiman (1995, 2016), dentre outros, denotando um hibridismo de concepções; e alfabetização e letramento, focando pesquisadores/as afiliados/as aos Novos Estudos do letramento, sendo que Soares, M. (2016), ocupou um lugar de destaque. O estudo mostrou, também, que nas Pós-graduações em Educação do Nordeste, o número de produções sobre os dois fenômenos ainda é limitado – o que impõe a necessidade de mais estudo nesse campo do conhecimento -; a linha educação e linguagem, nas dissertações e teses sobressaiu-se - e outras como educação popular, educação, conhecimento e cultura -, demonstram que a temática tem sua importância o, que demonstra a possibilidade de ampliação da investigação futuramente para ampliar o diálogo com o objeto estudado.