PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIO PEREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FLAVIO PEREIRA DA SILVA
DATA : 15/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual Google Meet
TÍTULO:

ANÁLISE DO PLÁGIO ACADÊMICO NA AVALIAÇÃO DA INTEGRIDADE CIENTÍFICA COM USO DE TDIC NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Plágio; Integridade na Pesquisa; Ética; Autoria; Softwares de
detecção de plágio acadêmico


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Esta tese tem como objetivo mensurar a incidência de plágio acadêmico utilizando, para isso, softwares de detecção de plágio que realizarão uma análise dos TCC do curso de graduação de Pedagogia, disponibilizados no sistema RIUFAL, nas modalidades presencial e a distância da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus A/C Simões. Vale ressaltar que a questão do plágio, passa a ser discutida na atualidade por intermédio de programas que utilizam a Inteligência Artificial (IA) por meio dos conhecidos Chat GPT, além da falta de compreensão dos estudantes sobre o plágio, na produção dos trabalhos acadêmicos. Este trabalho apresenta
uma metodologia de natureza aplicada e traz como cerne da discussão um estudo sobre os impactos da pandemia e da IA na promoção do plágio acadêmico no curso de graduação em pedagogia na UFAL. Os critérios de seleção dos trabalhos levarão em consideração os estudantes egressos que possuem TCC aprovados e
publicados no repositório institucional da UFAL (RIUFAL). A amostra de TCC será estratificada em períodos anuais com início em 2015 e término em 2024. Serão observados e comparados os relatórios gerados pelos programas de análise de plágio dos TCC. Os resultados calculados pelos programas de análise de plágio
serão cruzados com os principais documentos da instituição por intermédio de uma ficha de observação. A ficha catalogará o tempo em que os documentos apontam regras de boa conduta acadêmica. É esperado que se trace um perfil de como se encontra a questão ética na produção científica dos estudantes do curso, assim
como uma forma de alerta a comunidade acadêmica sobre a importância do fomento na formação de professores com foco em ética na pesquisa e de uso e aplicação de tecnologias digitais na educação. Os resultados referentes ao estudo proporcionará para as IES, alternativas para o desenvolvimento de ações pautadas em princípios éticos que sejam aplicadas em cursos de formação para professores. Além de permitir o conhecimento da importância do estudante entender o processo de construção do conhecimento a fim de evitar o plágio.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Interno(a) - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Interno(a) - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Externo(a) ao Programa - 1758318 - LUCIANA DA CONCEICAO FARIAS SANTANA - UFALExterno(a) à Instituição - JEFFERSON MAINARDES - UEPG
Notícia cadastrada em: 16/11/2023 13:49
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